Pensando em inaugurar um novo ecommerce? Se sim, tenho certeza que vai gostar das dicas que tenho para compartilhar com você.
Cá na Escola Ninja WP eu tive a oportunidade de ajudar centenas de empreendedores a gerar o seu ecommerce do zero e também tive a oportunidade de ver os principais erros e acertos, quem levou o projeto adiante e quem abandonou o projeto.
Fabricar um e-commerce não é uma tarefa fácil porquê muitos pensam que é, não basta exclusivamente você escolher uma boa plataforma de ecommerce, cadastrar os produtos e pronto, sinto-lhe expor mas o buraco é um pouco mais embaixo e você verá isso em cada risca deste post.
Esse post é fundamentado em minha experiência mentorado centenas de projetos de ecommerce ao longo de 10 anos, eu mesmo já tinha um e-commerce de Semi Jóias que não foi para frente, explicarei isso ao longo do texto.
Neste cláusula você verá:
- O que é ecommerce?
- Principais erros que empreendedores cometem ao debutar um negócio de loja virtual
- O que eu preciso saber antes de estrear o meu ecommerce?
- Vale a pena ter meu próprio ecommerce ? Prós e contras?
- Plataformas de Ecommerce Open Source X paga
- Plataformas de Ecommerce Open Source são seguras?
1 – O que é ecommerce?
Ecommerce ou loja virtual técnico é o nome oferecido a modalidade de vendas online através de uma plataforma.
Um ecommerce zero mais é do que um site que possui uma plataforma de ecommerce por trás que te permite cadastrar produtos para que outros clientes possam comprar.
2 – Principais erros que muitos empreendedores cometem ao debutar uma loja virtual do Zero.
Erro Nº 1 – Descobrir que você vai vender da noite para o dia.
Vou direto ao ponto com você. O principal erro ao encetar um ecommerce do zero é descobrir que seu resultado vai vender rios de numerário logo no lançamento.
Essa mentalidade que vai te guiar do momento que seu projeto está sendo criado até a data do lançamento vai te originar muita angústia e muita impaciência para que o projeto saia logo do papel.
Cada boleto pago à empresa que está desenvolvendo, cada novidade contratação, cada novo paladar extra vai encetar a te preocupar e você vai encetar a se perguntar, eu tenho que vender muito para indemnizar.
Saiba que sua plataforma não vende sozinha, para que tudo aconteça é necessário uma soma de esforços conjuntos, resumidamente chamamos isso de Marketing Do dedo, entenda Marketing Do dedo porquê (SEO, Adwords, Redes Sociais etc).
E esse é o erro Nº 1. Eu já vi empreendedores muito frustrados justamente porque, depois lançar o seu e-commerce, passaram-se 1 mês e nem uma venda foi realizada.
Erro Nº 2 – Não se preocupar com o teor da loja.
Porquê eu te disse, ter uma loja virtual exige muito trabalho e quando chega na secção de cadastrar produtos, descrição etc, muitos empreendedores desanimam diante de tanto trabalho, e poucos têm dimensão que é cá que está a mina de ouro do projeto.
Ter um ecommerce bom boas fotos, descrições completas minuciosamente detalhadas, galerias de fotos e vídeos fará totalidade diferença, isso é inegável.
Eu já peguei projetos com fotos de celular borradas, sem descrição alguma, até informações de peso e dimensão estavam erradas pois o proprietário não tinha tempo para trabalhar nestas questões.
Eu brinco com meus mentores que se desse para colocar pleno na internet, isso ajudaria a vender. Mas enquanto não temos essa tecnologia, o mínimo que temos que fazer é oferecer uma boa experiência dentro do resultado.
Erro Nº 3 – Não pensar na logística
Entenda logística porquê a empresa que vai entregar o seu resultado.
Cá no Brasil temos várias empresas de logística, porém para quem está começando não é muito atingível e muitos acabam utilizando os correios.
O grande problema cá não é quem vai entregar e sim quanto o seu cliente vai pegar por isso.
Quero compartilhar com você um pouco que talvez você já saiba, mas se não sabe, fique ligado nisso.
O seu cliente na grande maioria das vezes não compra o seu resultado se ele ver um preço alguma coisa no frete, não importa qual seja o resultado, pois o frete gera um efeito psicológico de perda de quantia.
Para você contornar nascente problema, minha dica é você diluir o preço do frete junto ao preço do resultado, logo se uma camisa custa R$ 80 com frete gratuito isso é incrível e o cliente acha que está ganhando, porém se a mesma camisa custa R$ 50 e o frete R$ 30 ele não compra pois está jogando R$ 30 reais fora.
Veja que o preço final é o mesmo.
Logo para te ajudar nisso, pense muito qual empresa você irá utilizar e caso opte pelos correios pense em estratégias porquê essa para vencer a guerra.
Hoje nós vivemos na era dos aplicativos, evidente? Você já parou para pensar quanto um motorista de Uber ganha por mês se rodar exaustivamente?
Tenho certeza que se você oferece um frete Fixo para para sua região e terceiriza um motorista por mês e divide o valor do frete com ele, tenho certeza que dependendo do volume de entregas ele ganhará muito mais que ele ganharia porquê motorista de aplicativos, e não precisaria trabalhar exaustivamente.
Erro Nº 4 – Taxas muito altas com gateways de pagamento
Você vai precisar de um gateway de pagamento para processar todas as suas compras, hoje no mercado temos todo tipo de empresa, porém quanto maior a taxa que você paga, menor é o lucro.
Eu já trabalhei com praticamente todas as empresas de Gateways e sempre que surge uma empresa confiável com taxas competitivas eu já primícias meu processo de mudança.
Se você procura uma boa recomendação do melhor gateway de pagamento para ecommerce, eu sugiro a Juno.
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Agora que você já viu os principais erros que todos empreendedores cometem ao penetrar um ecommerce, vamos ver o que você precisa saber para debutar um ecommerce do zero.
3 – O que eu preciso saber para encetar um ecommerce do zero ?
A primeira coisa mais importante é você saber muito muito o seu resultado, parece palhaço mas nos dias de hoje com importação, dropshipping etc, muitos empreendedores não investem tempo para saber o seu próprio resultado.
A minha dica cá é para você investir um tempo conhecendo a fundo o seu resultado, qual transformação ele justificação na vida das pessoas ou qual problema ele resolve.
A segunda é saber quem é o seu público meta, você vende para classe A, B ou C? qual fita etária? Esse público é usuário regular de internet? Qual frequência de navegação?
Lembra que eu disse que já tive um e-commerce que não foi para frente? Vou te recontar a história dele e talvez isso possa te ajudar em alguma coisa.
A muitos anos atras (uns 10 ) eu e minha esposa abrimos um ecommerce de semi-joias rommanel.
Nós acreditamos porquê revendedores, juntamos um quantia e fomos lá e compramos 5000 reais em semi-jóias.
Peguei todo meu conhecimento de geração de sites e abri uma loja virtual.
Lembra do erro nº1 ? Sim eu ninguém comprou NADA. Motivo? O público claro estava completamente desalinhado com o resultado.
A marca Rommanel é muito conhecida por ter seu resultado exposto em vários quiosques de shoppings.
Por se tratar de joia o público branco quer usar testar antes de comprar ou seja neste caso a loja virtual não colou muito até por ser semi joia e estar exposto em tudo quanto é lugar.
O outro problema é que quem compra esse tipo de resultado, muitas vezes compra parcelado e atrasa completamente o pagamento.
Para reunir a história toda, nós não tomamos prejuízo até porque a margem de lucro das peças era de 50% porém nós não cobramos centenas de parcelas sem cobrar e encerramos o negócio.
Você precisa saber quem é o usuário do seu resultado, precisa saber o poder de compra dele, saber em quais lugares esse público mira costuma comprar, e se precisar visitar qualquer dos seus concorrentes para ver porquê funciona.
Você também vai precisar de uma noção mínima de Marketing do dedo para não desabar em papo furado, e hoje que hoje na internet não é muito difícil de você não desabar em alguma cilada.
Se você não sabe zero de Marketing Do dedo ou redes sociais, pergunte a alguém que você confie para te facilitar.
Encetar um negócio sem Marketing é porquê terebrar uma loja no deserto.
4 – Vale a pena ter o meu próprio ecommerce?
Hoje no mercado há várias plataformas de ecommerce, tem para todo tipo, palato e também bolso.
Há também as plataformas de ecommerce open source que não deixam zero a desejar.
Ter a sua própria plataforma de ecommerce vai te dar flexibilidade para ter as funcionalidades que vier a sua cabeça e você não ficará à mercê das funcionalidades padronizadas que as empresas de e commerce oferecem.
Por outro lado, você precisa cuidar ou deletar o desvelo da sua plataforma a alguma empresa ou filial especializada em e-commerces.
Agora se você procura uma empresa para cuidar de tudo, inclusive da infraestrutura, o ideal é você racontar com uma boa plataforma de ecommerce que caiba no seu bolso.
Eu sempre utilizei plataformas de ecommerce open source, logo sou suspeito de falar.
5 – Plataformas de Ecommerce Open Source ou Paga?
Motivos para usar Plataforma de Commerce Open Source:
1 – Flexibilidade
2 – Não tem taxas ou comissionamento por venda
3 – Cabe no seu bolso
4 – Você cresce e não precisa remunerar altas taxas por isso
5 – Tudo indeterminado
Porém… Veja alguns motivos que precisa tomar nota que talvez não lhe agrade
1 – Você é responsável por toda secção técnica (Pode deletar isso)
2 – Pequenos erros e instabilidades podem sobrevir, zero de grave mas acontece.
3 – Você não tem suporte técnico a não ser que terceirize.
Motivos para usar Plataforma de Ecommerce paga
1 – Comodidade – Tudo fica por conta da empresa
2 – Suporte técnico
3 – Não precisa contratar ninguém para suporte técnico
Motivos que talvez não goste
1 – Taxas muitas vezes altas
2 – limites impostos de congraçamento o projecto e também desenvolvimento
3 – Nem tudo que você quiser será provável
6 – Plataformas de Ecommerce Open Source são seguras?
Esse é um dos motivos que levam muitos empreendedores a não usar as plataformas de e-commerces open sources por descobrir que elas não são seguras.
Essa não é uma asserção correta, pois as principais plataformas de e-commerces são seguras sim, se desenvolvidas por profissionais qualificados não há o que temer.
O que acontece é que muitas empresas de e-commerces pagam isso para tirar o foco do cliente da gratuita.
Não precisa ter pavor de usar uma instrumento só porque ela é gratuita.
Eu por exemplo utilizo o WooCommerce que é a melhor plataforma de ecommerce gratuita a muitos anos e nunca tive nenhum problema com segurança, instabilidade, zero.
Não deixe que essas empresas coloquem pânico em você.
Consultoria em Ecommerce
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Desenlace:
Ter sua própria plataforma de e-commerce vai te trazer muitos benefícios, porém se for o seu caso terceirizar isso para uma empresa de e-commerce especializada, compare os preços e a solução entregue por eles.
Sucesso e boas vendas.