Não há dúvidas de que a entrega de encomendas está entre os grandes desafios do e-commerce. Porém, com uma estratégia de frete eficiente, essa lanço também pode se tornar um dos pontos fortes da loja online, resultando até mesmo em vantagens importantes para os lojistas.
A primeira delas é a saúde financeira do negócio, já que uma boa estratégia de frete ajuda a reduzir os custos da loja virtual.
Aliás, a entrega de encomendas eficiente também funciona porquê um diferencial competitivo, colaborando para atrair novas vendas.
Finalmente, a postura do e-commerce ao longo do processo atua na experiência do consumidor, aquele pormenor que leva alguém a comprar novamente no site ou mesmo recomendar a loja para amigos e conhecidos.
Já deu para perceber porquê a estratégia de frete do e-commerce é importante, notório? Mas para prometer que todos esses resultados sejam alcançados, é preciso que a entrega dos produtos concilie três questões: custos para o lojista, preço do frete para o consumidor e eficiência.
Parece difícil? Muito, não precisa ser! Com as nossas dicas você vai perceber que montar uma estratégia de frete pede cuidados, mas não é nenhum bicho de sete cabeças! Dá uma olhadinha!
Faça o planejamento da estratégia de frete
Mesmo que a loja virtual ainda faça poucas entregas, é preciso pensar na estratégia de frete porquê um todo, e não caso a caso.
Para debutar, defina todos os processos internos necessários para o envio dos produtos:
- Confirmação do Pedido
- Emissão da nota fiscal
- Separação e empacotamento do resultado
- Compra e geração do frete
- Postagem na transportadora
Lembre-se que o tempo gasto nessa lanço também conta no prazo de entrega informado ao cliente. Logo, quanto mais manipresto, melhor!
Considere a escalabilidade no negócio, para que você possa manter um ritmo de trabalho similar mesmo com o aumento dos pedidos, que é o objetivo dos lojistas.
Também vale a pena ter uma rotina de logística reversa – aquele caminho de volta que o resultado pode fazer no e-commerce, do cliente para o lojista – definida, para que a loja virtual tenha uma iniciativa rápida em pedidos de troca ou reembolso.
Entenda o cômputo de frete
É inevitável que o frete resulte em custos para o e-commerce, que podem ou não ser repassados para o cliente, de convenção com a estratégia escolhida. Logo é indispensável que você entenda o que é considerado neste conta.
Embora as transportadoras trabalhem com tabelas de frete diferentes, algumas características sempre entram em jogo:
- CEP de origem da encomenda
- CEP de sorte da encomenda
- Dimensões do pacote (profundeza, largura e comprimento)
- Peso do pacote (já embalado para envio)
- Prazo de entrega
- Modalidade de transporte (leviano ou rodoviário, por exemplo)
A otimização de alguns desses pontos pode ajudar a reduzir os custos com frete.
Muito, não há zero que possa ser feito em relação aos locais de rumo e origem da encomenda, evidente. Mas você pode, por exemplo, escolher a embalagem mais adequada para cada cláusula enviado, com as menores dimensões possíveis, mas que garantam a integridade do resultado durante o transporte.
Acredite, uma embalagem maior do que o necessário gera custos totalmente evitáveis.
Ofereça alternativas de frete aos seus clientes
É impossível colocar todos os consumidores online em uma única caixinha. Mas pode ter certeza que todos eles gostam de ter escolhas disponíveis na loja virtual.
Isso vale para cores e modelos de produtos, por exemplo, também para meios de pagamento e… opções de entrega!
Duas modalidades de frete não podem faltar: entrega econômica e entrega expressa.
A econômica é o frete de menor dispêndio e maior prazo de entrega, e vai ser a preferida de quem quer forrar.
Já a expressa tem valor um pouco mais ressaltado e prioriza a desembaraço, ideal para quem quer receber o resultado em menos tempo.
“Mas será que alguém vai querer remunerar mais pela entrega rápida?”. Sim! Na hora de fechar a compra em uma loja virtual os clientes sempre observam o preço e o prazo do frete. Permita que eles façam a escolha mais profíquo!
Trabalhe com diferentes transportadoras
Não é só o seu cliente que deve ter alternativas! O ideal é que sua loja online possa escolher a melhor transportadora – e serviço – de contrato com a premência de cada momento.
Aliás, ao apostar em alternativas você não vai permanecer refém de uma única empresa ou modalidade de transporte.
Essa variedade também pode ajudar na conquista dos consumidores, pois com entrada aos serviços de diferentes transportadoras, o e-commerce pode oferecer mais opções de prazos e preços aos clientes. E, nesse caso, quanto mais, melhor!
Respeite as possibilidades do seu negócio
Não é sigilo que o frete mais barato é um atrativo para a loja virtual. Mas isso não pode colocar a saúde financeira do negócio em risco.
Vamos colocar em termos práticos: não adianta oferecer frete gratuito indiscriminadamente em procura de um maior público, mas completar gerando mais despesas do que lucro.
As campanhas de frete, inclusive a queridinha “entrega gratuito”, podem – e devem – ser criadas, mas sempre com muito planejamento e dados concretos sobre custos e retorno que ajudem a melhorar os resultados.
Use o marketing porquê secção da estratégia de frete
O principal objetivo do marketing é invadir clientes para a loja virtual, claro?
Agora, imagine que você tenha um e-commerce com estoque localizado em Fortaleza, no estado do Ceará. Todavia, suas campanhas têm maior alcance no público que mora no Sul do país. Será que o frete da sua loja online vai ter condições de competir com outros negócios mais próximos dos compradores?
Ao coligar o marketing e a estratégia de frete, você pode concentrar os anúncios para um público que vai remunerar menos na entrega, aumentando as chances de conversão!
Outro ponto importante é: caso uma campanha tenha um resultado ainda melhor do que o esperado, a loja online está pronta para mourejar com todas as entregas dessa maior demanda? Lembre-se que o frete eficiente ajuda muito na fidelização dos clientes, logo você não quer deixar ninguém na mão!
O frete também pode ser utilizado na ativação dos gatilhos mentais, um concepção muito famoso do marketing, porquê na geração de kits com frete gratuito ou entrega sem dispêndio para compras supra de determinado valor.
Mais uma vez, é importante determinar as particularidades do seu negócio ao gerar as campanhas promocionais de frete adequadas para cada momento e objetivo.
Fique de olho no rastreamento das encomendas
Depois de postar a encomenda na transportadora, o trabalho do e-commerce acabou, patente? Não exatamente. Na verdade, a venda só é finalizada com sucesso quando o resultado chega na morada do cliente, dentro do prazo e em perfeitas condições.
É cá que entra a valimento do rastreamento de encomendas no e-commerce. Ao escoltar essa movimentação, o lojista pode ter certeza de que a entrega será feita dentro do prazo informado, ou logo, identificar situações problemáticas.
Dessa forma, caso ocorra qualquer imprevisto, o e-commerce está pronto para entrar em contato com o comprador e avisar, antes mesmo do detido se concretizar.
Acompanhe os resultados da estratégia de frete
Identificar o que está funcionando muito e o que precisa ser melhorado no frete é sempre importante para o e-commerce.
Os clientes estão abandonando os carrinhos ao ver o valor do frete? A embalagem escolhida está causando danos aos produtos? As ações de marketing estão muito direcionadas para um público que vai reduzir os gastos com frete? As imagens e descrições dos produtos estão claras, evitando pedidos de troca e reembolso? As transportadoras escolhidas oferecem um serviço satisfatório?
Essas são só algumas das respostas que você pode ter ao indagar a gestão logística da sua loja virtual.
Aposte em soluções da tecnologia para estratégia de frete do e-commerce
Ficou evidente que o frete em um e-commerce vai muito além de embalar e postar os produtos na transportadora, não é?
Uma estratégia de frete otimizada realmente pede atenção em muitos pontos, mas não precisa ser difícil!
No Melhor Envio você encontra tudo o que é necessário para prometer a entrega eficiente dos produtos da loja virtual.
Para iniciar, a Calculadora de Fretes do Melhor Envio exibe prazos e condições especiais em diferentes transportadoras. Dessa forma, você reduz os custos com as entregas sem depender de contratos. Ah, e sem cobrança de mensalidade ou número mínimo de envios. Você paga somente pelos fretes gerados na plataforma.
Ou por outra, você encontra ferramentas de comitiva, gestão e rastreio de encomendas sobre todas as entregas realizadas, em um só lugar.
Isso tudo com integração com as principais plataformas do negócio eletrônico, porquê plataformas e-commerce, marketplaces, HUBs e ERPs.
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