Ortografar um ótimo título é crucial para o aumento das visualizações e acessos ao seu blog, e o que parece ser uma tarefa fácil pode apresentar alguns desafios, porém, seguindo as recomendações que daremos nesse cláusula, você será capaz de ortografar excelentes títulos em pouco tempo.
O público, que vai até a internet buscar respostas para as dúvidas que possui, tem pressa para descobrir um teor adequado e completo, e somente um título possante e chamativo consegue atrair a atenção dos leitores. Fazer um título com essas características é fundamental para prometer acessos em blogs e sites.
Um ótimo título precisa ser evidente, objetivo e estar de contrato com o teor que irá apresentar. Ele precisa ser interessante e chamativo, pois é a porta de ingressão para o seu blog.
Logo vem a pergunta: porquê fazer um título ideal? Aquele arrematador, que não passe despercebido pelo público e que alcance as primeiras posições no Google?
Nesse cláusula, todas essas questões serão respondidas, e serão dadas dicas que servirão de auxílio para edificar excelentes títulos para posts.
Mas antes das dicas, é preciso saber uma instrumento principal para deixar posts nas primeiras posições do Google: o SEO. Entenda de uma vez por todas o que significa e qual a prestígio para aumentar os acessos em blogs.
SEO: Entendendo a instrumento.
SEO (Search Engine Optimization) são otimizadores de pesquisa dentro dos buscadores (Google, Bing, Yahoo!, entre outros) que servem para “filtrar” o teor que está sendo pesquisado. Os melhores conteúdos são deixados nas primeiras posições no ranking, enquanto os conteúdos incompletos ficam em posições mais distantes.
Esses conteúdos são avaliados por diversos indicadores, que fazem com que o post suba no ranking ou desça, deixando o melhor daquele tema muito atingível aos seus usuários. Tudo isso é feito para que o leitor tenha a melhor experiência provável ao usar o buscador.
Para fabricar títulos que sejam muito avaliados pelas ferramentas de SEO é preciso seguir algumas recomendações, porquê um número ideal de caracteres, o uso de palavras-chave, um título congruente ao teor, entre outros.
Essas regras são vistas por muitos porquê fatores que limitam a originalidade na geração de títulos, porém é preciso entender que essas regras são importantes para manter o teor nas primeiras posições do Google, sendo assim aliadas para os produtores de teor.
Qual o tamanho ideal para títulos?
De modo universal, 60 caracteres é um tamanho óptimo para seus títulos. Dessa maneira, as ferramentas de SEO irão entender que seu título está adequado.
Esse é um dos indicadores que ajudam o título ser visto de melhor maneira pelo SEO, porém existem outras orientações importantes para atingir um ranqueamento mais cima. Confira agora outras dicas para grafar um ótimo título e veja o que mais é provável fazer para subir posições no Google.
4 dicas para grafar ótimos títulos.
Veja agora as 4 dicas principais para levar em conta na geração de títulos, confira.
1. Pense porquê o leitor
Antes de pensar em qualquer técnica para a geração de títulos impactantes, é preciso pensar porquê o leitor. Entender seu processo de procura é fundamental para fabricar títulos que vão direto ao ponto, deixando mais alcançável o teor ao público.
Os buscadores entendem a pesquisa através de tokens – termo do campo da informática, que pode ser entendido porquê palavras-chave – e por isso entender quais são as pesquisas feitas pelos leitores é fundamental para a estratégia do dedo dentro da produção de teor.
Além de entender quem é o seu leitor através da geração de uma persona, é preciso saber o que ele pesquisa, e para isso existem ferramentas, porquê o Google Trends, Keyword Tool Planner e SEMrush, queservem para entender os conteúdos e palavras-chave mais buscados.
Com o auxílio dessas ferramentas, será provável fazer previsões de tráfico (taxa de cliques, dispêndio, impressões, entre outros) e saber de forma assertiva as palavras-chave mais usadas pelo público, fazendo assim, títulos estratégicos para os conteúdos a serem produzidos.
2. Atenção aos padrões SEO
Além das dicas anteriores sobre o tamanho do título, é preciso saber algumas outras considerações valiosas para subir no ranqueamento.
A primeira é ter desvelo com as Stop Words. Resumidamente, Stop Words são palavras sem relevância alguma para o título, porquê “os”, “as”, “o”, “a”, “de”, entre outros. Essas são palavras que, na maioria das vezes, não agregam valor ao texto – ou seja, caso elas não estivessem ali não fariam diferença na compreensão – e quanto mais dessas palavras seu título tiver mais fraco ele fica.
Outra dica importante é se notar ao uso das palavras-chave no título. Se o seu texto fala sobre dicas de turismo em Londres, o seu título precisa sofrear as palavras-chave “dicas”, “turismo” e “Londres”. O título “Dicas para um passeio incrível na capital da Inglaterra” pode falar sobre o mesmo tema, mas por não sofrear algumas das palavras-chave escritas pelo público, ficará mais aquém nas buscas.
Seguir os padrões SEO é prometer que os títulos sejam otimizados e atinjam as primeiras posições do Google, sendo assim uma secção fundamental de toda a estratégia do dedo de teor.
3. Desvelo com os clickbaits!
Na intenção de invocar a atenção do público para posts, muitos se utilizam dos títulos clickbaits – títulos com chamadas que aguçam a curiosidade, mas que ao acessar o teor, não são zero daquilo que o leitor esperava – e acabam por perder a credibilidade frente ao público.
Títulos porquê “Veja só o que essa mãe fez com seu fruto!! Chocante!!” junto de uma imagem suspeita são exemplos clássicos de clickbait. Ao acessar o teor, o leitor espera ver um pouco que o surpreenda. Entretanto, não há zero do tema esperado, gerando uma quebra de expectativa que leva a uma frustração.
Os títulos têm esse potencial de gerar expectativas ao público, e executar com a expectativa gerada é fundamental para a satisfação do leitor. Caso o leitor perceba que o título foi exclusivamente uma isca para o levar a um teor sem valor associado, sentirá que perdeu tempo e não tende a voltar a aquele blog.
4. Faça bom uso das palavras
Por último, mas não menos importante, há o bom uso das palavras. Para ser cativado a ler um post, o leitor precisa sentir que aquele teor é único e solucionador, e as palavras usadas contam muito nesse momento.
Numa pesquisa sobre “Dicas sobre moca”, os primeiros resultados possuem palavras em sua constituição que chamam a atenção, porquê “…dicas para fazer um moca perfeito”, ou até “porquê fazer um ótimo moca em 6 passos infalíveis”.
Palavras porquê essas chamam a atenção do leitor, e a força que elas transmitem dão suporte à prestígio do título e do cláusula. O uso correto de palavras labareda muito mais a atenção do leitor para o post, e quem sabe usar esses termos chave em determinados conteúdos ganha vantagem em relação aos concorrentes.
Agora que você já sabe as principais dicas para fazer ótimos títulos, que tal ver alguns exemplos? Confira os mais usados e aprenda as técnicas para alavancar os acessos em seu blog.
Tipos de títulos mais usados.
Veja agora os 6 principais tipos de títulos usados por produtores de teor e aprenda a porquê extrair o melhor deles.
1. As populares listas
Listas são ótimas e muito populares na internet, o que faz delas um caminho para a construção de seus títulos. Elas funcionam muito muito porque possuem a núcleo de um passo-a-passo, de que cumprindo aquelas poucas dicas o público conseguirá executar uma tarefa da qual possuem dificuldade.
Títulos porquê “7 dicas para fazer a mesocarpo de panela perfeita” são muito chamativas, pois dão a teoria de que seguindo essas 7 dicas – um número muito razoável – o leitor fará uma mesocarpo de panela perfeita. Ou por outra, o público se interessa para saber quais são os 7 passos, tendo a verosimilhança muito maior de ler até o final pelo fator da curiosidade.
2. Título divido: entendimento completo
Outra técnica muito utilizada é a de dividir um título. Assim porquê foi utilizado no tópico desta seção, a repartição do título é muito útil quando é preciso deixar um pouco evidente, muito explicado e definido.
Porquê exemplo, ao pesquisar “Porquê ortografar um livro”, a primeira posição vem com o título “Passo a passo: porquê grafar um livro do zero? ”. Esse título passa duas mensagens: que o cláusula se trata de um passo-a-passo e que o tema será sobre porquê ortografar um livro do zero.
Dessa maneira, o título fica mais organizado, fácil e rápido para o leitor entender do que se trata. Geralmente é usado para passo a passo, guia, “porquê fazer”, entre outros, deixando as informações claras para o leitor sobre o que ele pode esperar daquele cláusula.
3. Os que aguçam a curiosidade do leitor
Um bom título precisa aguçar a curiosidade do leitor, e muitos usam dessa estratégia porquê núcleo na construção do mesmo.
Numa pesquisa sobre “Coisas que danificam o cabelo”, um resultado nas primeiras posições tem o título “20 coisas que estão ESTRAGANDO o seu cabelo”. Esse título mostra, por meio de erros, o que a maioria das pessoas faz para danificar o cabelo, e a termo “estragando” gera uma ênfase muito maior a esses erros.
A teoria é atrair por meio de um fator negativo, e muitos leitores são levados a pensar se estão fazendo aquilo para, consequentemente, consertar e fazer o notório.
Esse é só um exemplo entre vários dos títulos que atraem a curiosidade do leitor por meio de uma forma diferenciada de escrita, se utilizando de fatores negativos ou, no mínimo, curiosos. Ao seguir essa técnica, é preciso ter atenção para não fazer títulos clickbaits, pois todo o esforço construído pode ser esbanjado.
4. Contando um sigilo
Esse tipo de título é muito utilizado para responder dúvidas sobre porquê fazer determinada ação ou para destrinchar dicas sobre um objecto. Através do uso de palavras e frases porquê “sigilo”, “o que ninguém te conta”, entre outros, é transmitida a teoria de que o teor possui respostas pouco divulgadas, e o público entende que aquele teor é único e que vale a pena ser lido.
No exemplo “Os segredos para elaborar o projecto de marketing perfeito”, as pessoas tendem a clicar para acessar um teor rico, com dicas valiosas e únicas para fazer o melhor projecto de marketing e se sobressair diante dos concorrentes.
Para fazer esse tipo de título, é preciso estar seguro quanto a relevância das informações contidas no post. Enfim, quando o título se compromete a dar segredos sobre determinados assuntos, precisa realmente sofrear um teor único e de preferência, individual.
5. Definir para quem é o teor
Deixar evidente no título para quem está sendo direcionado o teor é uma forma muito eficiente de invocar a atenção de um público específico.
Na pesquisa “Dicas para fazer churrasco”, um dos primeiros resultados é “Porquê fazer churrasco: um guia imprescindível para iniciantes”. Além de utilizar a técnica de dividir o título (que já vimos cá), o título deixa evidente que aquele é um teor para iniciantes.
Desse modo, pessoas que estão aprendendo a porquê fazer churrasco se identificarão com a chamada e possuem maior verosimilhança de acessar o link. Sendo a identificação com o teor uma das maneiras mais eficientes de invocar a atenção do público, deixar explícito para quem é o teor pode ser a chave para lucrar mais acessos exatamente do público para quem ele foi direcionado.
6. Trazendo domínio.
Amplamente utilizados para convencer as pessoas através da credibilidade e crédito, os títulos que trazem mando são um ótimo exemplo de técnica para aumentar a credibilidade de blogs. Esses títulos, ao falarem que o teor ali presente foi dito por uma referência na extensão, levam os leitores a dar mais atenção ao material.
O exemplo “15 dicas de uma nutricionista para você emagrecer” ou “Porquê organizar o guarda-roupa: dicas de uma ESPECIALISTA” mostram a força de uma mando no matéria, levando pessoas que buscam por respostas definitivas a acessarem o teor.
Para utilizar técnicas porquê essa, é preciso ter um teor rico para compartilhar, além de se concordar em frases ditas pelo profissional (citações) dentro do cláusula. Assim, o teor se torna referência e consegue transferir essa mando para o blog.
Desenlace
Nesse cláusula, você viu dicas sobre porquê ortografar ótimos títulos, porquê as regras de SEO influenciam na posição de procura e exemplos para facilitar seu processo de escrita. Não se esqueça que todas as técnicas são válidas, o importante é que o título seja congruente com a proposta do texto e com seu público. Que tal encetar a ortografar títulos agora mesmo e tornar suas chamadas um verdadeiro atrativo de acessos?