A plataforma de e-commerce será a base de toda a sua loja virtual.
Considerando isso, o processo de escolha deve ser feito com calma e considerando todos os pontos de maior relevância.
Confira todos os pontos para escolher sua plataforma de e-commerce:
O que é plataforma de e-commerce?
A plataforma de e-commerce oferece toda a estrutura necessária para você gerar sua loja virtual.
É provável montar uma loja sem contratar uma? Sim. Porém, você terá que edificar tudo do zero e valor final será muito mais cima.
Fazendo com comparativo com uma loja física, iniciar do zero é porquê comprar um terreno vazio e edificar a loja. Tijolo por tijolo.
Por outro lado, quando se contrata uma plataforma, é porquê alugar um imóvel com estrutura completa para iniciar um negócio. Paredes firmes e muito pintadas, espaço para exibição dos produtos, provadores, escada rolante, estacionamento, alvará de funcionamento e muito mais.
Ou seja, ao contratar sua plataforma, é chegar, cadastrar os produtos que serão vendidos, dar ao layout sua identidade visual e pronto! Faça o lançamento e comece a vender!
De roupa, as plataformas possuem a mesma funcionalidade. Porém, cada uma tem seus próprios recursos (vestimenta que as diferencia).
O que considerar para escolher a plataforma de e-commerce?
Agora que você já sabe o que é uma plataforma de e-commerce, vamos desenredar o que deve-se considerar no momento da escolha.
Integrações nativas com Marketplaces
Poderíamos manter esse tópico porquê “recurso de marketing”, pois, o marketplace não deixa de ser um meio de promoção de venda.
Porém, na prática, os marketplaces representam muito mais que isso.
Hoje, muitos lojistas têm os marketplaces porquê sua principal nascente de vendas. Aliás, esses grandes varejistas possuem muita crédito dos clientes e são o nicho de e-commerce que mais cresce no Brasil.
Muitos clientes preferem remunerar um valor um pouco maior e comprar no marketplace, ao invés de comprar diretamente na loja. Uma vez que, a crédito é muito grande para selecionar o varejista porquê intermediador da compra.
Uma plataforma de e-commerce que possui integração de forma nativa com esses marketplaces, corta o investimento em um HUB de integração. Ou seja, escolher uma plataforma com esse recurso é sinônimo de economia.
Recursos de Marketing
Sem incerteza, essa é uma das partes mais importantes para ponderar. Finalmente, os recursos podem ser um divisor de águas na hora de vender.
Desconto progressivo:
O Desconto Progressivo consiste em oferecer mais desconto, conforme o valor da compra também for crescendo.
Ou seja, com o cliente comprando o resultado X sem desconto, dois produtos X com 10% de desconto e três peças do resultado X com 25% de desconto. Percebe a progressão do desconto? Essa é a proposta!
A estratégia pode ser usada no lançamento, para queima de estoque ou até mesmo para impulsionar vendas quando a loja estiver paragem.
Mesmo que não seja para utilizar imediatamente, os lojistas devem olhar também para o horizonte.
Cupom de Desconto:
O cupom de desconto é uma ação tradicional do e-commerce.
Assim, você precisará deste recurso eventualmente. Logo, procure esse recurso entre as opções disponíveis na plataforma. O cupom deve ser personalizável, com próprias regras de uso e também nomenclatura.
Porquê o Desconto Progressivo, essa uma instrumento de marketing incrível para realizar mais vendas.
Conexão nativa com as Redes Sociais
Atualmente, é impossível vender alguma coisa sem estar nas redes sociais — independentemente se há vendas online ou não.
Mas, mormente para quem vende online, é fundamental ter presença online. Inclusive, o Facebook e o Instagram possuem recursos exclusivos para facilitar/encurtar o processo de vendas.
Sobretudo, a geração de catálogos de produtos dentro das próprias redes sociais é praticamente uma lei para quem possui um e-commerce.
Logo, escolher uma plataforma integrada, de forma nativa, com as redes sociais é extremamente vantajoso para quem seja vender online.
Programa de Afiliados
O Programa de Afiliado possibilita que você realize vendas através de pessoas que possuam certa audiência em seus canais de informação.
Esse programa consiste na geração de um link para esse parceiro. Esse link específico fará a conquista das vendas realizadas por ele. Assim, você realizará o pagamento de uma porcentagem para o mesmo — porcentagem previamente estabelecida.
Loja de Temas
Vamos inaugurar pelo princípio: o que é um tema?
O tema é um layout pronto. Ou seja, você entrará em uma loja de temas, quando proporcionado pela plataforma, e escolherá um layout que possui uma identidade visual que combine com sua loja.
Esse layout selecionado pode ser instalado rapidamente e também personalizado. Sobretudo, pode possuir uma loja semelhante à sua.
Porém, de indumentária, trabalhar com um layout pronto é muito mais rápido e, principalmente, possui menor dispêndio do que contratar uma layout personalizado.
Desta forma, consulte se sua plataforma de e-commerce conta com uma loja de temas com boas opções.
Planos de escalabilidade
Pense grade, mas mantenha tudo sob controle.
Com citamos anteriormente, muitas plataformas oferecerão uma estrutura com muitos mais recursos do que o necessário e isso acarretará um maior dispêndio de investimento.
Voltamos a conformidade com as lojas físicas. Isso é porquê alugar um prédio de dez andares e elevador, mas usar exclusivamente a térreo. Faz sentido? Nenhum.
Mesmo que esteja visando preencher os dez andares, o valor de investimento pode ser desproporcional para o momento.
Com isso, no momento da escolha de plataforma, o ideal é olhar para o projecto que se encaixa em sua veras, mas que também tenha opções para o horizonte. Assim, sua loja possui a possibilidade de crescer dentro da mesma plataforma — sem premência de transmigração.
O melhor para seu negócio
Todas essas dicas específicas se resumem a um principal objetivo: selecionar o melhor para a sua loja virtual.
Ter um planejamento, saber o que se precisa, boa noção do orçamento e objetivo horizonte, são pontos fundamentais para selecionar a plataforma.
Mas, ligeiro os pontos desse cláusula e compare com seu planejado. Sem incerteza, você fará a melhor escolha prática para seu negócio.