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Especial E-commerce: Locaweb Digital Conference ensina como vender mais

Privativo E-commerce: Locaweb Do dedo Conference ensina porquê vender mais


2020 foi um ano extremamente provocador, mormente para os negócios mais tradicionais e menos digitalizados. O ano marcou o prolongamento do negócio eletrônico, visto que a população precisou se adequar a uma novidade veras de consumo, por conta do novo coronavírus.

No segundo dia do Locaweb Do dedo Conference, convidamos especialistas e marcas referências em vendas online para compartilhar previsões, estratégias e quais são as principais fórmulas para transmudar e invadir os novos consumidores – cada vez mais digitais.

Confira agora tudo o que rolou na 23° edição do evento e porquê empregar os principais insights em seus projetos!

O horizonte do e-commerce e das vendas online 

De entendimento com Thiago Mazeto, Diretor Mercantil e de Marketing da Tray, as vendas do negócio eletrônico cresceram 41% em relação a 2019, adicionando R$ 87,4 bilhões à receita, valor impulsionado principalmente pelo aumento na quantidade de pedidos e pela maior imposto das compras pelo celular.

“O negócio eletrônico no Brasil é uma veras cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros, e essa tendência não vai retroceder. “Com uma população de 211,4 milhões, o Brasil é um dos 10 países mais populosos do mundo, além da subida população de jovens, ávidos por inovação e preços competitivos.” explica.

Apostando em uma fórmula já conhecida lá fora, o e-commerce brasílico passa a também utilizar novas formas de venda, porquê o Social Commerce – que envolve o uso de redes sociais virtuais, permitindo a interação social dessas mídias na troca de informação com seus produtos. 

“O Brasil está seguindo os passos que outros países já deram, porquê a China e Estados Unidos. Um bom exemplo é a evolução que tivemos nos últimos meses sobre o pagamento, que antes era exclusivamente por boleto e cartão de crédito, e hoje, contamos com PIX, pagamento por aproximação etc.”comenta. 

Embora com modus operandi sejam diferentes – na China, o número de influenciadores com poder de venda é maior, e a cultura de consumo está mais presente no dia-a-dia do teor online -, as semelhanças são evidentes e traçam o caminho para o horizonte da e -commerce no Brasil. 

Ainda segundo Thiago, a melhor maneira para se preparar para a adoção é integrar as estratégias de Social E-commerce na expansão das ações online e offline. 

Porquê gerar uma loja virtual que vende (de verdade!)

Ao longo do último ano, o negócio eletrônico obteve um desenvolvimento de 39%, tornando-se um envolvente ideal para publicar uma marca e invadir novos consumidores.  Porém, para quem deseja dar os primeiros passos rumo à presença do dedo, é importante edificar estratégias sólidas para encetar uma loja ou aprimorar seu negócio.

Intestinal Amaro, Gerente de Sucesso do Cliente na Tray, revelou dicas essenciais para quem deseja gerar uma loja virtual de sucesso. Segundo ele, somente em 2020 foram 87 bilhões de reais em vendas digitais no Brasil. Por isso, se você ainda não entrou no negócio eletrônico, veja porquê edificar seu espaço na internet e profissionalizar a sua loja:

  • Plataforma e integrações: avalie as opções e o dispêndio favor de cada instrumento (escolhendo plataformas que acompanhem o seu desenvolvimento e evitando assim, dores no horizonte). 
  • Pessoas: : estruture e organize-se para otimizar o tempo investido. Caso tenha uma equipe, faça uma matriz de responsabilidade atentando-se para que todas as tarefas sejam executadas.
  • Layout e Usabilidade: tenha um site fácil de velejar, de comprar, e que atenda a todas as faixas etárias. O layout e a identidade visual devem atender a todos os públicos, inclusive ao mercado mobile. Aliás, evite cadastros grandes e extensos no processo de compra. Hoje já é provável comprar, inclusive, sem senha.
  • Teor: a riqueza de informações é muito importante para que a loja tenha sucesso. Opte por títulos, variações e descrição de produtos compatíveis ao uso de palavras-chave. Adicione as variações de tipos e tamanhos dos produtos. Lembre-se de utilizar imagens compatíveis com seus produtos e adaptáveis ao seu template.
  • Logística: possua uma negociação próxima com fornecedores e ofereça uma variedade de opções para otimizar os custos de envio e adequar à entrega do resultado. 
  • Meios de Pagamento: utilize regras claras e ofereça múltiplas formas com intermediadores e estudo de riscos.
  • Atendimento: tenha canais de atendimento estabelecidos para atender e oferecer ao cliente a disponibilidade que ele precisa. Considere utilizar ferramentas de atendimento que ofereçam gestão de chamados, tickets e SLAs de respostas.
  • Marketing: esteja presente nas redes sociais e invista em mídia paga, conciliando a melhor experiência oferecida na sua página. 

Por término, lembre-se sempre de manter a loja atualizada e acompanhe indicadores para identificar melhorias, taxas de conversão, visitas e retorno de investimento.

Tornando a logística uma aliada do seu negócio

A gestão logística de um e-commerce ainda afeta a saúde do negócio – segundo uma pesquisa realizada pela E-commerce Trends, 80% dos abandonos de carrinho são causados pelo eminente valor do frete. Apesar de muito se falar, poucas marcas se atentam às melhorias na entrega dos produtos (e quais experiências podem ser inseridas).

A Head de Marketing da Melhor Envio, Stela Torres, destacou os primeiros passos para iniciar a identificar a raiz dos problemas e porquê adotar melhores práticas para fabricar uma percepção positiva perante a sua loja. 

Segundo Stela, existem 3 principais desafios a serem superados para debutar a otimização logística de um negócio:

  • Otimizar a gestão de contratos com as transportadoras;
  • Oferecer uma variedade com outras empresas;
  • Integrações e preços reais das tabelas de frete para previsibilidade.

Entre as principais estratégias, Stela aponta ser importante ter uma assimilação com os Correios, sendo um dos serviços mais compatíveis com as empresas nacionais, tendo o uso de 95% da população. 

Para atingir uma gestão logística favorável, reconheça e domine as estratégias na sua localidade, conciliando à:

  • Perfil do cliente: identifique onde seus clientes estão e quais intermediadoras de fretes são mais econômicas e ágeis para a operação. 60% dos consumidores alegam estarem dispostos a remunerar mais por uma entrega mais rápida.
  • Dimensões do seu perfil de fardo: existem variáveis em pesos, tipos de embalagem e volume. 
  • Estudo de concorrência: 
  • Anúncios para localidades específicas
  • Geração de kits de produtos;
  • Automatize e faça a integração de fretes diretamente na sua plataforma de e-commerce;
  • Disponibilize recursos de rastreio para diminuir erros e impactos no trajeto;

Já para adotar ações e campanhas de frete gratuito, utilize gatilhos para conversão de clientes em relação ao preço integrado ou separado – 84% dos consumidores comprariam mais em lojas virtuais com preços embutidos. 

Entretanto, engana-se quem pensa que as estratégias de logísticas se limitam somente à jornada do resultado ao cliente. O envio do resultado deve ser secção da experiência com a sua empresa e pode estimular impressões positivas e fidelização (aposte no uso de embalagens de segurança e personalização, amostras, brindes, cupons de desconto e faça a divulgação do seu unboxing).

E para colocar em prática todas as estratégias, utilize uma plataforma de gestão de fretes porquê a Melhor Envio para automatizar e prometer todas as integrações com a sua plataforma de e-commerce. 

Porquê aumentar a segurança nas vendas em redes sociais

As redes sociais são grandes impulsionadores de vendas. Por isso, vender com segurança nessas plataformas é importante. “74% da população brasileira com mais de 10 anos está nas redes sociais, ultrapassando 134 milhões de pessoas. Isso mostra a força das redes”, explicou Melissa Visgueira, Gerente Mercantil Hunter e Parcerias da Yapay.

E em um mercado tão grande, as fraudes são inevitáveis. Segundo Melissa, 3 tipos que mais acontecem, são:

  • Fraude efetiva – o usuário faz a compra e paga com dados de cartão roubados, mas que são verídicos, de outras pessoas. Por serem dados corretos, o sistema não consegue identificar facilmente esse golpe, que geralmente é feito por quadrilhas.
  • Fraude amigável – um terceiro faz a compra com o cartão de outra pessoa, que geralmente é próxima a ela, mas não avisa ao titular. Essa pessoa logo solicita o chargeback ao cartão.
  • Autofraude – o próprio titular do cartão faz a compra, e, quando recebe a encomenda, diz que não reconhece a compra e comete a fraude.

Para diminuir esse cenário, segundo a profissional, o ideal é utilizar ferramentas de antifraude, que fazem uma estudo de risco involuntariamente durante a compra. Caso a instrumento não tenha certeza de que a venda é segura para o lojista, ela aciona um crítico de risco, que faz a verificação de forma manual.

Esse tipo de instrumento é importante para evitar muitos prejuízos ao mercador. Ou por outra, uma loja que possui grande quantidade de chargebacks pode ainda ser punida com multa pelas bandeiras de cartão de crédito.

Melissa ainda elencou os principais modos de pagamento disponíveis para os lojistas e porquê utilizá-los. Um estudo realizado pela Yapay, por exemplo, mostrou que o cartão de crédito segue porquê o meio de pagamento mais aceito no mercado em 98,3% dos comércios, graças a sua flexibilidade (em parcelamentos e pedidos específicos de ticket médio mais cimeira). Aliás, o cartão de crédito possui um fluxo muito definido de antifraude para o negócio, que cobre eventuais perdas. Em segundo lugar aparece o boleto bancário, com 75%, presente em operações de recorrência e de ticket menor.

Os desafios da multicanalidade no e-commerce brasiliano 

Mais do que tecnologia, cada vez mais os varejistas podem gozar de vários benefícios, empregando uma abordagem de varejo multicanal para a venda. O varejo multicanal permite que um negociante alcance uma base mais ampla de clientes em potencial, vendendo por meio de vários canais, porquê offline e lojas físicas. 

Pensando nisso, Alessandro Silveria, Fundador do Ideris, explica porquê aprender a superar os desafios com a integração do melhor dos dois mundos. 

A integração das estratégias oferece aos clientes uma conveniência e escolha de onde comprar, podendo ser uma forma poderosa de dar mais visibilidade ao resultado e ajudar a manter um fluxo manente de novos clientes e aumentar a receita.

Com a emprego, os diferentes canais de vendas podem oferecer oportunidades de upsell; desde uma compra por impulso até um pouco principal para o dia-a-dia em um ponto físico e a exibição de recomendações personalizadas em loja virtual com base em itens que outros clientes compraram com uma compra semelhante.

Para concluir, Alessandro destaca a relevância de sempre enxergar a multicanalidade porquê um fator específico para empresa – considerando costumes, comportamentos e variáveis sociais. 

Marketing de teor para gerar vendas na loja virtual

Apostar no Marketing de Teor tem sido a escolha de milhares de lojas virtuais para atrair consumidores qualificados. Entretanto, é preciso compreender a estratégia por completo e identificar os benefícios gerados para a sua empresa. 

A experiência de teor pode ser adotada em toda a jornada de compras dos clientes, otimizando recursos e gerando interações positivas e de valor para a sua marca.

Pedro Sobral, Gerente de Branding e Informação na Tray E-commerce, explicou porquê colocar em prática a metodologia para potencializar os resultados da sua loja virtual atraindo, retendo e fidelizando clientes. Segundo ele, os primeiros passos para impor a estratégia é utilizar o ecossistema do dedo de teor conciliado a campanhas de Facebook Ads, Google Ads, Links Patrocinados e teor orgânico.

Segundo Pedro, o marketing de teor aumenta a retenção de usuários e pode diminuir as objeções contrárias à compra.

Para concluir, Pedro destaca que uma das maneiras mais eficazes para utilizar o teor em páginas de e-commerce é trazer informações relevantes ao usuário e conciliar o uso de palavras-chave – trazendo descrição e informação dos produtos, especificidades, modos de uso e artigos relacionados para enfatizar a experiência e facilitar o fechamento de compras.

E se você chegou até cá, deve ter notado que desenvolver novas habilidades é um dos requisitos para prometer sucesso e resultados escaláveis em qualquer lanço do seu negócio.

Para te ajudar nesse processo e tornar a sua evolução contínua, fique de olho no site solene de eventos do Grupo Locaweb e garanta a sua letreiro nos melhores eventos para empreender e crescer online.



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