Talvez, você já conheça inúmeros termos do marketing do dedo porquê SEO, Copywriter, e funil de vendas. Mas há ainda, outros termos que podem ser muito úteis para o seu negócio, porquê é o caso da landing page.
Ela é uma das inúmeras ferramentas de conversão do marketing do dedo, que é capaz de transformar o processo de venda em alguma coisa muito mais produtivo, e efetivo.
Para deslindar mais sobre porquê utilizar essa técnica, seus benefícios e porquê ela funciona, é preciso compreender um pouco mais sobre o marketing do dedo, e colocar algumas dicas em prática.
Se você tem interesse em desenredar quais são essas dicas, e porquê funciona uma landing page, continue com a leitura desse cláusula até o final!
O que é landing page?
Uma landing page é uma página totalmente voltada para a conversão.
De uma maneira explicativa e dinâmica, podemos expor que as landing pages são aquelas páginas que abrem involuntariamente quando você visitante um site, e elas pedem seu nome e e-mail em troca de um teor gratuito de qualidade.
Por isso, elas são tão fundamentais para o trabalho de conversão e trabalham porquê aliadas do funil de vendas.
Com todas as etapas propostas no funil, é necessário focar em oferecer a melhor experiência para o usuário, que passa por todo o processo da compra, desde o início da consciência até o momento da decisão da solução do problema.
Com a landing page, você consegue transformar um visitante do seu site ou blog em um lead, por exemplo.
Por ter fornecido seu nome e e-mail, ele demonstrou interesse em ter mais entrada ao seu teor através desse fornecimento de informações que você o propôs.
Suas chances de se tornar um cliente efetivo, são muito maiores do que as de uma pessoa que exclusivamente entrou no site e não ofereceu seus dados.
A partir dali, dessa primeira conversão proporcionada pela landing page, esse potencial cliente passará para a próxima tempo do funil, até chegar no momento da compra.
A relação entre uma landing pages e as oportunidades de negócio
Antes de falarmos sobre a relação entre landing pages e as oportunidades de negócio, vamos compreender qual é a valia delas no marketing do dedo.
A resposta é simples: elas têm a única função de conversão. Zero mais.
Ou seja, uma landing page só serve para gerar leads, e por isso são tão importantes e simples.
Com o objetivo focado, e uma estratégia delimitada por um mecanismo tão simples porquê uma página de letreiro, as landing pages podem ser grandes aliadas para os seus negócios.
Os leads são vistos porquê fundamentais para o funil de vendas, pois representam pessoas que deixaram de ser exclusivamente visitantes do seu site, e se tornaram potenciais clientes com capacidade de compra.
Muitas pessoas não oferecem seus dados por não terem interesse em no resultado que estão conferindo, logo as que fornecem e-mail acabam se tornando uma grande esperança para o empreendedor.
Porquê o funil é inteiramente interligado, todas as suas funções são dependentes entre si. Logo, para chegar ao fundo do funil, a pessoa precisará ter pretérito pelo topo e pelo meio.
Por isso, as leads são tão faladas. Elas são o próximo passo do funil, que está se preparando para progredir em direção à última lanço.
Com as informações do seu potencial cliente, você poderá:
- Compreender melhor quem são as pessoas que acessam seu site, seu nome, características e idade
- Proporcionar ao seu time de vendas muito mais chances e oportunidades, que podem ocorrer a qualquer hora, transformando qualquer momento em um bom momento para vendas
- Edificar mais empatia e um relacionamento mais firme com ele
Por que landing pages são tão fundamentais em uma estratégia de marketing?
Considerando que uma landing page só oferece uma única função, é bastante óbvio definir sua valimento e seu maior foco no marketing do dedo.
Porém, elas têm um significado muito maior, e podem simbolizar muito mais em uma estratégia de marketing, do que se espera, pois além de serem superioridade em sua função de conversão, também são responsáveis por:
Facilitar o Lead Scoring do seu site
Leads já são clientes em potencial, ou seja, pessoas que deixaram de ser meros visitantes, e hoje apresentam grandes chances de se tornarem clientes.
Mas, ainda existem as leads que são ainda mais potenciais na questão verosimilhança de se tornar cliente.
O Lead Scoring fornece priorização entre os leads, mantendo mais perto, aqueles que têm maior tendência em gerar vendas para o seu site.
Isso pode ocorrer através dos dados pontos para cada tipo de contato, e suas ações de conformidade.
Ou seja, se esse visitante apresentar um interesse em conversão de fundo de funil, ele provavelmente apresentará muito mais chances de se tornar um cliente, do que um mero visitante do seu site, que mal fornece informações.
Segmentar todos os seus contatos
A segmentação dos seus contatos é uma ótima tática para pessoas que trabalham com mais de um resultado ou serviço, e por isso, necessitam de mais de uma persona por negócio.
Através da landing page e suas perguntas, você terá aproximação a todas as informações pertinentes para gerar um perfil correto, e direcionar o seu contato para o melhor resultado.
Diminuir seu dispêndio de compra de cliente
A utilização de landing page é uma das maneiras mais baratas de geração de oportunidade para o seu empreendimento.
Aliás, ela também é uma maneira muito mais rápida e eficiente de obter entrada à informações primordiais sobre o tipo de usuário que acompanha seu site, e que tipo de lead você tem gerado.
Imagine, quantas horas de relação seria necessário para conseguir todas as informações que algumas perguntas em uma landing page são capazes de conseguir?
Ela elimina todo o processo de apresentação, estruturação de uma conversa e premência de explicação, pois oferece serviço de qualidade em troca de alguns dados.
Ou seja, ela fornece uma exemplar de um material que você foi procurar, e consequentemente tem interesse, e em troca pede alguns dados.
Com o tempo, esses dados se transformarão em e-mails ricos e cheios de informação interessante sobre o matéria, que poderão ser de extrema preço, e que ajudarão para que o processo de venda seja efetuado.
Quais são os elementos principais de uma landing page?
Sabendo tanto sobre porquê funciona uma landing page, é preciso colocar em prática todo esse conhecimento e invadir aquilo que ela se propõe a fazer: conversões.
Logo, vamos aprender agora sobre os elementos que são considerados essenciais e indispensáveis para que uma landing page funcione e cumpra seu papel.
Confira os elementos aquém:
Oferta
Por mais incrível visivelmente que seu site seja, e por maior que seja a quantidade de teor que ele ofereça, nenhum visitante irá fornecer dados a troco de zero.
Para que haja uma oferta, é preciso que haja uma demanda e essa oferta precisa recompensar a proposta.
Em outras palavras, para que a sua landing page tenha sucesso e você consiga conversões, e não fechamentos de páginas, você precisa oferecer um teor de qualidade em troca dessas informações.
Você pode ofertar e-books, webnários, e etc.
Fale com domínio sobre o ponto e ofereça qualquer teor gratuito que possa realmente mudar a vida dessa pessoa. Mantenha o foco em proporcionar a ela uma boa experiência, e não em empurra-la para o fundo do final.
O mais importante é o caminho da venda, e porquê ela será vantajosa para o cliente. O valor financeiro precisa ser
o último a importar nesses casos, mesmo que ele seja necessário, pois só assim você conquistará clientes fieis.
Título
Não se esqueça, que o funil de vendas é um processo e que esse processo precisa ser contínuo, caso contrário a venda não ocorrerá, o cliente não terá uma experiência satisfatória e seu negócio não terá irá fluir.
É importante falar sobre isso, pois muitas pessoas utilizam títulos extremamente chamativos, mas que não oferecem o real teor da landing page.
Atitudes assim, acabam com a credibilidade do profissional, que acaba não conseguindo se sustentar por muito tempo no mercado ou que acaba convertendo um número de clientes infinitamente menor do que seria capaz de produzir da maneira correta.
Forneça logo, um título que seja atrativo, mas também realista em confrontação com o que teor que você tem a oferecer.
Call to action
Calls to action, ou chamadas para ação, são frases que são utilizadas para induzirem o usuário a realizar um pouco no site.
Normalmente, elas são frases no imperativo e indicam uma direção a ser tomada, porquê:
- Acesse o teor de forma completa!
- Receba esse material completo!
- Agende agora mesmo a sua consultoria!
- Baixe agora!
Descrição
Existem inúmeras pessoas que ignoram o processo de geração de uma descrição de landing page, mas a premência dessa descrição vem muito mais do tipo de persona a quem você está se referindo do que ao processo, propriamente dito.
Ela não é obrigatória de maneira completa e explicativa, mas caso você opte por não utilizar, deixe muito evidente nos outros elementos do que se trata para evitar qualquer tipo de mal entendido que possa prejudicar suas conversões.
Caso você deseja usar, exclusivamente utilize palavras simples e objetivas e fale sobre o valor que aquela oferta pode associar na vida do usuário.
Conteúdos visuais
Você sabia, que existem estudos que comprovam que pessoas têm muito mais tendência a se interessar por produtos que se apresentam com conteúdos visuais, do que outros que somente utilizam textos?
Por isso, a utilização desse tipo de teor pode ser muito aprazível, e facilitadora para o seu trabalho.
Pense logo, em cores e formas que sejam interessantes para o seu tipo de público, e utilize uma apresentação impossível de ser ignorada.
Suas chances de conversão ao utilizar elementos visuais aumenta para 80%. Aproveite essa instrumento a seu obséquio.
Formulário
Para o visitante, uma landing page não passa de uma página que pede algumas informações, enquanto o mais interessante está no resultado que ela oferece.
Para você, a situação é oposta. O “pagamento” por esse teor individual vem justamente desses dados oferecidos por essa pessoa, que agora se torna uma lead.
Através dele, você poderá compreender melhor quem é o tipo de visitante que você recebe, e montar uma persona muito mais real e leal.
Que tipo de informação é necessária para fabricar um bom formulário de landing page?
Todo tipo de informação pode ser estratégica e necessária ou exclusivamente relevante, tudo vai depender do seu foco.
O foco da landing page é conversão, mas você pode escolher informações que irão ser solicitadas através dela que irão ajudar na formação da sua persona, e compreensão do seu público claro.
Sendo assim, qualquer informação se torna importante, até mesmo quando é somente nome, e e-mail.
Você também pode perguntar sobre idade, e etc.
Encontre as maiores necessidades de informação que o seu negócio precisa, e descubra porquê a landing page poderá ajuda-lo a conseguir a solução.
Boas ferramentas para gerar landing pages
Com tanto conhecimento teórico sobre o que é, sua função e porquê funciona uma landing page, chegou a hora de iniciar seu método de conversão e colocar em prática o que aprendeu.
A partir de agora, você irá encontrar ferramentas capazes de facilitar na geração da sua landing page, porquê:
RD Station
Essa instrumento não foi criada no Brasil, ganhando vantagem em meio a outras opções, através de vantagens porquê o pagamento em reais, e não em dólar.
Ou por outra, é uma opção muito mais em conta, e oferecida pela Resultados Digitais.
Se sua empresa é de pequeno a médio porte, e você procura por uma instrumento simples e prática, a RD Station é a sua melhor opção.
Hubspot
Essa instrumento oferece gestão de milhares de contatos, e é indicada para empresas de porte maior.
Ela oferece vantagens muito interessantes, porquê a possibilidade de utilizar outras ferramentas junto com ela.
Seu preço é cobrado em dólar, o que pode oferecer grande desvantagem em tempos de dólar nas alturas, mas se o seu caso é de um maior investimento, essa é uma opção óptimo, que oferece riqueza de detalhes de leads e métricas.
Unbounce
Uma das maiores características da Unbounce é oferecer opções de landing page com design criativo e personalizado, além de otimização da instrumento.
Você poderá utilizar os templates que já existem, ou até mesmo gerar suas próprias artes para conversão de clientes.
Sua única desvantagem é oferecer o pagamento somente em dólares, além de apresentar um dos maiores valores do mercado.
A pessoa converteu, e agora?
Seu objetivo foi conseguido, e a pessoa deixou de ser uma mera visitante do seu site para se tornar uma potencial cliente, ou uma lead.
E agora?
Agora, você deve trabalhar com uma instrumento chamada Thank You Pages.
Elas são páginas de congratulação, que oferecem uma mensagem de gratidão, logo que o usuário conclui uma ação através de uma landing page.
A teoria dessas páginas, é conversar ao usuário que sua ação foi efetuada com sucesso, e que ele tem preço para a marca, que deseja continuar mantendo contato por muito tempo.
Por isso mesmo, muitas empresas utilizam no funil de vendas, até o mesmo o pós venda, porquê forma de manter um bom relacionamento com o cliente, mesmo depois que ele efetuar a comprar, gerando fidelização.
Qual é a valimento de uma Thank You Page?
Além da relevância que você demonstra dar ao seu cliente pela ação efetuada, com um simples porém importante, obrigado, essas páginas tem muitas outras funções importantes.
Essas funções vão além do congratulação, e do bom convívio com os processos do funil de vendas dos seus potenciais clientes.
Elas também podem aumentar suas chances de realizar novas ofertas, porquê:
- Novas oportunidades de direcionamento para outras landing pages, que oferecerão outros tipos de resultado, e quem sabe uma novidade persona
- Novas oportunidades de levar o usuário de volta ao seu site ou blog
Vale a pena investir em landing page?
Agora, sabendo de maneira mais aprofundada sobre o uso de uma landing page e porquê ele funciona na prática, é muito mais fácil de responder à pergunta do titulo.
E a resposta, é que sim, com toda a certeza, vale muito a pena investir em uma boa landing page e no seu potencial de conversão para o seu site ou blog.
Através dela, você terá capacidade muito mais amplificada de transformar novos visitantes em leads, além de invadir novas informações a reverência do seu público meta, podendo melhorar consideravelmente suas abordagens e apresentações.
Essa melhora irá trazer benefícios a todos os envolvidos: você e sua marca, que terão muito mais chances de crescer no mercado, pois a experiência do usuário será muito melhor aproveitada, considerando que suas soluções serão inspiradas em um público real.
Em outras palavras, a utilização da landing page irá trazer conversões e informações suficientes para que a sua marca possa se primar muito mais no mercado, ao se direcionar de maneira adequada ao seu tipo de público.
Dessa forma, a verosimilhança de edificar uma marca sólida e que entende sua audiência será muito maior.
Ou seja, vantagem em todos os ramos!
Desenlace
Utilize agora, todo o seu conhecimento adquirido nesse cláusula sobre landing page, e conquiste suas conversões!
Seu funil de vendas estará seguro, funcionando da melhor maneira provável enquanto sua marca alcança e conquista novos clientes com muito mais frequência!