Marketing Do dedo Para Iniciantes – O Guia Completo
Falar sobre marketing do dedo para iniciantes é um tema que me agrada muito, pois na maioria das vezes esta é a porta de ingressão para futuros profissionais ou logo desperta as empresas para a valimento do marketing online nos dias de hoje.
Com mais de dez anos de experiência no ensino de marketing do dedo, porquê cofundador e instrutor da Ateneu do Marketing, já vi muitos olhos brilharem, na medida em que as pessoas começam a se interessar pelas técnicas e ferramentas do marketing online.
Muito embora o marketing do dedo seja uma imposição do mercado hoje em dia, tanto para profissionais quanto para empresas, muita gente ainda encontra algumas barreiras na hora de inaugurar a entender seus conceitos básicos, ferramentas e estratégias.
O que é Marketing Do dedo
Zero mais congruente, quando o objecto é marketing do dedo para iniciantes, do que começarmos definindo exatamente o que é marketing do dedo. Segundo a Wikipédia, o marketing do dedo pode ser definido porquê:
“Ações de informação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim publicar e comercializar seus produtos, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.”
O marketing do dedo está presente em todos os aspectos do nosso dia a dia, e é por isso mesmo que vem se tornando um mercado de trabalho gigantesco e uma imposição para empresas de todos os portes.
As dimensões do Marketing Do dedo
O marketing do dedo trabalha em diversas frentes, utilizando diversos canais para a divulgação de produtos e serviços. Podemos publicar empresas por meio de diversas estratégias de marketing do dedo, específicas para cada dimensão.
O marketing do dedo para iniciantes por vezes fica confuso, porque as pessoas simplesmente não sabem por onde iniciar. Para dar a você uma orientação inicial, podemos qualificar o marketing online em três dimensões amplas:
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- Marketing de procura e duas subdivisões
- Marketing nas mídias sociais
- Marketing de teor
Vejamos logo o que cada uma dessas dimensões engloba e quando são utilizadas.
Marketing de Procura
Nossa primeira dica em termos de marketing do dedo para iniciantes e simplesmente ser encontrado, ou seja, estar presente em buscas realizadas na Internet, principalmente nos grandes mecanismos de procura, porquê o Google por exemplo.
A esta exposição, chamamos de Marketing de Procura, ou seja, estratégias para conseguir o sumo de exposição nas páginas de respostas das pesquisas realizadas no Google e outros mecanismos de procura.
O Marketing de Procura é dividido em suas estratégias específicas:
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- SEO – Otimização de sites para ferramentas de procura
- Links Patrocinados – Anúncios nas páginas de respostas de pesquisas
Cada uma dessas estratégias tem uma função específica e técnicas próprias porquê veremos logo aquém. Para saber mais detalhes sobre essa dimensão, sugiro que você leia o nosso cláusula O Que é Marketing de Procura.
SEO – Search Engine Optimization
Um dos grandes obstáculos do marketing do dedo para iniciantes são as siglas, que muitas vezes são mencionadas sem o seu devido explicação, e SEO é uma delas.
SEO quer expressar Search Engine Optimization, ou otimização para ferramentas de procura. É a técnica de marketing do dedo que procura colocar as páginas de um site nas primeiras colocações não pagas das páginas de respostas dos grandes buscadores, porquê o Google e Bing, por exemplo.
Adotar esta estratégia possui inúmeras vantagens, porquê por exemplo:
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- Não existe dispêndio direto para os acessos vindos de cliques dados na secção não paga das páginas de respostas do Google;
- Os acessos a partir destas buscas são considerados porquê Tráfico Qualificado, ou seja, com altíssimo potencial de conversão;
- Os sites que ocupam as primeiras posições nas páginas de respostas dos grandes buscadores são considerados uma referência em sua dimensão.
Ter uma boa estratégia de SEO é fundamental para qualquer tipo de negócio, pois a qualidade do tráfico que é gerado pelos mecanismos de procura é inegável. Tráfico gratuito e de qualidade, não se discute.
Links Patrocinados
Outra grande incerteza em termos de marketing do dedo para principiantes diz reverência aos links patrocinados, os anúncios que são inseridos nas páginas de respostas do Google, e se destacam por estarem logo no topo da listagem.
Estes resultados pertencem ao Google Ads, a rede de anúncios do Google, que além de exibir anúncios nas respostas de pesquisas do buscador, permite também a inserção em outros ambientes do Google, porquê:
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- Rede de display – Sites parceiros do Google
- YouTube – Em vídeos e páginas de canais
- Google Shopping – O comparador de preços do Google
- Aplicativos – Google Play e dentro de aplicativos
- Gmail e Discovery – Promoções e banners no Discovery
No contexto do marketing de procura, os links patrocinados funcionam porquê uma escolha ao SEO, ou para atingir um público segmentado por palavras-chave escolhidas na hora da geração do pregão.
O dispêndio destes anúncios no Google Ads é determinado por um sistema de leilão em função da demanda por uma determinada termo-chave.
Google Meu Negócio
Em se tratando de marketing do dedo para iniciantes, uma opção ainda desconhecida de muita gente é o Google Meu Negócio, uma instrumento gratuita do Google, voltada para pequenos negócios locais.
Gerar um perfil nesta instrumento, pode alavancar em muito a sua exposição, se você utilizar as técnicas de otimização de textos, campos e outros itens existentes na instrumento.
Para que você tenha teoria do potencial dessa instrumento, cá na Ateneu do Marketing, só ela gera em torno de 6 milénio acessos ao site todos os meses. Para saber mais detalhes, sugerimos que você leia o nosso cláusula O Que é Google Meu Negócio.
Mídias Sociais
Nos últimos tempos, as mídias sociais têm sido a porta para o marketing do dedo para iniciantes, por serem, pelo menos em uma primeira abordagem, canais fáceis de serem utilizado para a divulgação de empresas.
A experiência em redes sociais é interessante, pois dá aquele gostinho de fabricar um meio de informação com o público, seja a nível pessoal ou empresarial.
O problema em termos de marketing do dedo para iniciantes é justamente saber honrar que uma coisa é o gerenciamento de uma conta pessoal, descomprometida com resultados, e outra, completamente dissemelhante é o marketing do dedo voltado para marcas.
O marketing nas redes sociais exige capacitação, pois não se trata unicamente de saber “postar”, mas sim de gerar engajamento e principalmente conversões para a marca, o que grande secção do público ainda não entendeu.
Ou por outra, é necessário um planejamento estratégico prévio. Não é por outro motivo que em nosso Curso de Marketing nas Redes Sociais, colocamos levante módulo porquê o primeiro do nosso treinamento.
Marketing de Teor
No momento atual do marketing do dedo, uma empresa não pode consistir o seu site somente em ofertas de produtos e serviços. É necessário abastecer o público com informações, para ajudar no que chamamos de Jornada de Compra do Consumidor.
O Marketing de Teor é justamente isso. Geração de teor informacional, para orientar os visitantes do seu site em relação à sua espaço de atuação. Isso pode ser feito de diversas formas:
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- Um blog associado ao site da sua empresa
- Vídeos em seu site ou no ducto da empresa no YouTube
- E-books para serem baixados em seu site ou disponibilizados em outros ambientes
Uma das nossas principais dicas de marketing do dedo para iniciantes é justamente dar uma atenção privativo a esta dimensão do marketing online, pois ela é uma possante geradora de Leads e também ajudará bastante no seu trabalho de SEO.
Principal dica de marketing do dedo para iniciantes
Não importa qual seja a sua intenção de divulgação online. Minha principal dica de marketing do dedo para iniciantes é elaborar um planejamento prévio. Sem isso, suas chances de sucesso são muito reduzidas.
Em nosso Curso de Marketing Do dedo Para Iniciantes, começamos justamente por esta secção, dedicando o primeiro módulo ao Planejamento e o segundo a geração da Persona de Marketing.
Ter um projecto de marketing do dedo é fundamental em dois pontos. Em primeiro lugar, você promove uma integração entre os diversos canais, potencializando cada ação.
O segundo motivo é que ao fabricar um planejamento que gere uma sinergia entre as diversas ações, você consegue maximizar seus resultados e reduzir o investimento.
Sabemos que o marketing do dedo para iniciantes pode ser confuso, mas com estes conceitos iniciais apresentados e os links complementares, acreditamos que seu estágio será muito mais fácil.
Por Alberto Valle no blog da Ateneu do Marketing