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Marketing Digital Para Franquias - Guia Completo

Marketing Do dedo Para Franquias – Guia Completo


Marketing Do dedo Para Franquias em 2021

Nos dias de hoje, o marketing do dedo para franquias ganha cada vez mais destaque, já que a maior secção da informação entre marcas e consumidores se dá no envolvente online.

Por mais antagônico que possa parecer, a crise causada pela pandemia do COVID-19 deu um empurrãozinho a mais nesta tendência, em função da mudança de comportamento dos consumidores.

Na medida em as pessoas passaram a transpor menos, o marketing do dedo para franquias ocupou a vácuo deixada pela estratégia de marketing de display das vitrines em lojas de rua ou localizadas em shoppings.

Com isso, várias redes de franquias e franqueados, que até cá vinham postergando sua mergulho no universo do dedo, passaram a ter uma atuação mais agressiva em termos de marketing do dedo.

Para 2021, prevemos um progressão significativo em termos de marketing do dedo para franquias, pois o display ou marketing do dedo focado exclusivamente em Branding, será necessário “decorrer detrás” dos consumidores.

Não se trata mais de exclusivamente deixar que os clientes venham às unidades franqueadas para verem seus produtos e serviços. As franquias precisarão apresenta-los nos canais digitais, e fazer isso de maneira muito profissional.

Opções de marketing do dedo para franquias

Aquém vamos listar algumas das principais estratégias de marketing para franquias, tentando dar uma visão ampla, que satisfaça tanto a franqueadores quanto a franqueados.

1 – Planejamento e definição de estratégias

O primeiro passo em termos de marketing do dedo para franquias é ordenar seus objetivos, através da geração de um planejamento estratégico principal, que vai depender da posição em que se está: franqueador ou franqueado.

Entre estes objetivos podemos realçar:

    • Branding – Reconhecimento de marca;
    • Se ressaltar em buscas amplas realizadas em ferramentas de procura;
    • Se primar em buscas locais realizadas nos grandes buscadores;
    • Geração de laços de relacionamento com clientes;
    • Invadir uma fatia maior do mercado;
    • Montar um sistema de atendimento ao consumidor online.

O instrumento para isso é justamente a elaboração de um projecto de marketing do dedo, onde fazemos uma estudo do envolvente em que a marca está inserida, o público-branco que ela deseja impactar e a Persona de Marketing.

No caso do marketing do dedo para franquias, devemos ter duas versões para nascente planejamento. O primeiro, com foco na marca em si, ou seja, o franqueador, que irá traçar as diretrizes estratégicas principais.

A segunda versão é o projecto de marketing do dedo para os franqueados, que terá objetivos e abordagens diferentes, mas sempre alinhados ao projecto de marketing medial, para que não se criem situações de conflito ou redundância.

Em resumo, a geração de um projecto de marketing para franquias é fundamental para se ter sucesso nesta modalidade de divulgação.

Para saber mais sobre nascente importante primeiro passo, sugerimos que você leia o nosso cláusula Projecto de Marketing Do dedo Para Franquias.

2 – Definição do mix de canais a serem utilizados

Outro ponto importante em termos de marketing do dedo para franquias está na norma dos canais digitais e serem utilizados em suas ações de divulgação.

As estratégias de marketing do dedo adotadas vão depender muito do padrão de negócio. Por isso a seleção dos canais de marketing a serem utilizados variam muito de setor para setor, e também da dimensão em que se está trabalhando.

No marketing do dedo para redes de franquias porquê um todo, o branding e divulgação de promoções sazonais e lançamentos seriam seus objetivos principais já que seu foco é no reconhecimento de marca e promoção de eventos.

Por isso, ações de marketing através da rede de display do Google Ads, por exemplo, são as mais indicadas, pois promovem uma ótima exposição da marca em diversos sites e blogs parceiros do Google.

Já nas redes sociais, plataformas porquê Facebook Ads e Instagram Ads são as mais indicadas, por sua capacidade de segmentação de público por características demográficas e interesses.

3 – Marketing de procura para franquias

Outra dimensão do marketing do dedo para franquias que merece uma atenção peculiar é o marketing de procura, uma das principais ferramentas de marketing do dedo nos dias de hoje.

Ser encontrado nas pesquisas feitas nos grandes buscadores é fundamental para qualquer tipo de negócio, e em termos de marketing do dedo para franquias não haveria de ser dissemelhante, mas possui uma estratégia diferenciada para franqueadores e franqueados.

Mais uma vez, no caso dos gestores de redes de franquias, o objetivo principal, porquê dito anteriormente, deve ser o de exposição da marca, ou seja, ser listada em pesquisas feitas por palavras-chave relacionadas aos seus serviços e produtos.

Neste caso, as técnicas de Search Engine Optimization – SEO, em seus diversos níveis, e links patrocinados são fundamentais, pois são as grandes responsáveis por esta exposição nas pesquisas.

Já no caso dos franqueados, principalmente em se tratando de SEO, a estratégia é totalmente dissemelhante, pois o principal objetivo deve estar focado nas buscas locais, já que na maioria dos casos, os franqueados possuem restrições geográficas.

Neste caso o marketing do dedo para franquias na extensão de buscas, deve ser focado em SEO Lugar e um peculiar destaque para o Google Meu Negócio, uma instrumento gratuita do Google que oferece um fenomenal intensidade de exposição quando utilizada da maneira correta.

4 – Marketing do dedo de franquias nas redes sociais

Falar em marketing do dedo para franquias sem mencionar as redes sociais é praticamente impossível, principalmente porque hoje em dia esse é um dos principais canais de informação com o público.

Neste caso específico, levante ducto funciona de duas formas diferentes e com estratégias específicas:

  • Marketing de Relacionamento – Usar as mídias sociais para fabricar laços de relacionamento, fidelização e atendimento com os clientes atuais da marca;
  • Marketing de Produtos e Serviços – Fazer a divulgação da marca, seus produtos e serviços, de forma segmentada nas maiores redes sociais, porquê Facebook e Instagram.

Uma das grandes vantagens do marketing para franquias nas redes sociais é a possibilidade de segmentação extrema na hora de veicular seus anúncios.

Filtros demográficos e de interesses fazem secção do verdadeiro arsenal de recursos que as pequenas empresas possuem para otimização do investimento em marketing do dedo, selecionando para quem seus anúncios serão exibidos.

O importante é ter uma presença profissional, com uma estratégia de marketing para redes sociais muito definida e alinhada às outras diretrizes de divulgação online. Zero de “postar por postar”, mas sim fazer publicações com um objetivo muito definido.

5 – Flexibilização por secção dos franqueadores

Uma das principais tendências do marketing do dedo em 2021 é justamente ver o marketing online sendo feito pela própria empresa, acrescentando assim mais da cultura do negócio às suas campanhas.

O problema em termos de marketing do dedo para franquias é que muitas redes cerceiam de forma exagerada a atuação dos franqueados, prevendo proibições inclusive na Circunvalar de Oferta de Franquia ou logo no Contrato de Franquia.

Isso faz com que estas ações fiquem um pouco, ou as vezes muito engessadas, porquê já tivemos a chance de ouvir de alguns participantes de nossos treinamentos, que buscavam alavancar seus negócio0s através de uma presença mais atuante nos meios digitais.

É manifesto, porquê já dissemos anteriormente, que as campanhas de marketing online das redes de franquias sejam unificadas, em termos de identidade visual e linguagem, mas flexibilizar algumas regras traria uma grande vantagem para a marca porquê um todo.

Tendo mais oportunidades de fazerem suas próprias campanhas, os franqueados poderiam associar muito valor à informação da marca, por terem condições de fazer uma mais eficiente com os clientes regionais, através de processos de segmentação de marketing.

O marketing do dedo para franquias será cada vez mais exigido, e podemos prometer que quando feiro de forma profissional, trará um retorno significativo, tantos para franqueados quanto para as redes de franquia porquê um todo.

Por Alberto Valle no Blog da Ateneu do Marketing



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