Tendências do Marketing Do dedo em 2021
Falar em tendências do marketing do dedo em 2021 é de certa forma encarar um cenário de incertezas em função da crise ainda não resolvida em relação à pandemia do COVID-19, que abalou seriamente todos os mercados no último ano.
É perceptível manifestar que o cenário econômico ainda apresenta diversas incertezas em relação a 2021, mas também é indumentária que as empresas não podem se posicionar de forma letárgica em relação à promoção de suas marcas, produtos e serviços.
As tendências do marketing do dedo em 2021 incluem muitas novidades e até mesmo formas dissemelhante de encarar o marketing online, ironicamente, até mesmo em função das novas tecnologias surgidas durante a pandemia.
Teremos mudanças em termos de estratégias, ferramentas, alocação de recursos e até mesmo na forma porquê trabalhar com algumas ferramentas clássicas.
Se você quer estar em dia com o que vem aí pela frente, pare tudo o que estiver fazendo e confira agora mesmo as principais tendências do marketing do dedo em 2021, para fazer seus ajustes.
Principais tendências do marketing do dedo em 2021
Confira aquém quais são as principais tendências do marketing do dedo em 2021 e comece a mexer suas peças no tabuleiro da publicidade online para não ser pego de surpresa.
1 – Desenvolvimento das equipes próprias de marketing do dedo
Uma das principais tendências do marketing do dedo em 2021 será o incremento de empresas que buscarão formar sua própria equipe de marketing online, ao invés de terceirizarem leste serviço.
Essa é uma consequência direta da crise causada pelo COVID-19, que fez com que muitas empresas, buscando reduzir custos, acabaram descobrindo que podiam se transpor muito muito, sem necessitar do suporte de uma escritório especializada.
Pequenas, médias e grandes empresas estão cada vez mais interessadas em assumirem o controle de suas próprias ações de marketing online, reduzindo os custos de divulgação, principalmente diante de um cenário difícil, porquê o que certamente iremos encontrar em 2021.
Cá na Ateneu do Marketing percebemos um aumento significativo de empresas buscando qualificar seus colaboradores. Outro indicador, que reforça essa nossa projeção é o número de consultas sobre a possibilidade de realização de cursos In Company, que também cresceu sensivelmente.
Nós sempre fomos defensores da realização do marketing do dedo dentro da própria empresa, por questões técnicas, e agora parece que está se formando um consenso em torno desse posicionamento.
2 – Ainda mais avanços em termos de Lucidez Sintético
A Lucidez Sintético já foi incorporada ao nosso dia a dia, e em termos de tendências do marketing do dedo em 2020 o que vemos é um uso cada vez mais intenso dessa instrumento.
Recentemente o Google Analytics ganhou uma novidade versão, que promete levar o processo de Machine Learning a níveis ainda mais sofisticados, o que será de imensa ajuda na hora de deixarmos nossas campanhas de marketing do dedo ainda mais segmentadas.
Novas tecnologias e integrações, porquê por exemplo, de públicos segmentados no Google Analytics com os anúncios criados no Google Ads, farão com que a taxa de conversão seja ainda maior.
3 – SEO porquê peça estratégica do marketing do dedo
Outra das tendências do marketing do dedo em 2021, que vemos porquê muito possante, é a valorização ainda maior do trabalho de SEO – Otimização de Sites para Ferramentas de Procura.
Esta é a técnica responsável pela exposição orgânica (não paga) das páginas de um site na lista de respostas de pesquisas realizadas nos grandes buscadores porquê o Google e Bing.
Em tempos de custos de mídia crescente, a exposição orgânica ganha cada vez mais destaque entre as estratégias de marketing do dedo, pois além de redução de custos com mídias pagas, o tráfico de procura orgânica é extremamente qualificado.
As técnicas de SEO vêm se aprimorando rapidamente, na medida em que as atualizações dos algoritmos do Google se tornam cada vez mais frequentes, buscando se adaptarem a novos hábitos dos consumidores e novas tecnologias que vão surgindo a cada dia.
Com os novos recursos oferecidos pelo Google, uma das tendências do marketing do dedo em 2021 é a de que não será suficiente estar entre os primeiros lugares, mas sim em destaques especiais porquê por exemplo, a “posição zero”, ou no grupo de perguntas frequentes.
Por isso temos chamada atenção para uma novidade dimensão do SEO, que chamamos de SEO On SERP, ou seja, técnicas para se realçar nas páginas de respostas a pesquisas.
4 – Incremento do Google Meu Negócio
O desenvolvimento do Google Meu Negócio estava entre nossas apostas em termos de tendência no ano pretérito, mas infelizmente o COVID-19 acertou de frente os pequenos e médios negócios locais.
Com a recuperação prevista, colocamos entre as tendências do marketing do dedo em 2021 um poderoso desenvolvimento do Google Meu Negócio porquê instrumento de marketing para pequenas e médias empresas.
O Google Meu Negócio é uma instrumento gratuita do Google para divulgação de pequenos e médios negócios, que vem se tornando um poderoso coligado na divulgação de negócios locais, já que garante uma ótima exposição nas páginas de respostas do Google, a dispêndio zero.
A instrumento vem recebendo novos recursos quase que mensalmente e estas funcionalidade vêm atraindo cada vez mais empresas, um movimento que acreditamos que vai se intensificar em 2021.
Com a adesão de novas empresas virá também um acirramento na competição pelas posições de destaque nas páginas de respostas do Google e Google Maps, o que obrigará as empresas a se aperfeiçoares nas técnicas de otimização do Google Meu Negócio.
5 – Pesquisas por voz em subida
Ainda na extensão do marketing de procura, uma das tendências do marketing do dedo em 2021 que vale a pena primar é o aumento pelas pesquisas feitas por voz, seja na própria plataforma de procura do Google ou em aplicativos porquê Google Assistente, Cortana e Siri.
De congraçamento com uma pesquisa realizada pela ComScore, em 2020, zero mais zero menos que 50% das pesquisas serão feitas por voz, o que impacta bastante a forma porquê as marcas devem trabalhar seu processo de otimização para ferramentas de procura.
Cá no Brasil, devemos suportar um impacto ainda maior nesta dimensão, já que os dois principais assistentes digitais, o Google Home e Alexa vêm ganhando cada vez mais espaço nos lares brasileiros.
As buscas por voz têm uma estrutura semiologia muito dissemelhante das pesquisas digitadas em desktops e smartphones. Por isso é necessário apropriar a sua estratégia de SEO para levante tipo de pesquisa, para não perder nascente tráfico da internet.
6 – Mídias sociais indo além do marketing
Na dimensão das mídias sociais, uma das principais tendências do marketing do dedo em 2021, é que elas venham, não só crescer em valia, porquê também ocupar um lugar de destaque em termos de vendas diretamente por suas plataformas.
O Facebook e Instagram estão investindo pesado em novas ferramentas de social commerce para estas duas redes, o que vai trazer para as redes sociais um papel cada vez mais importantes.
Atualmente, vender pelo Instagram ou vender pelo Facebook não é mais um problema, mas ainda sentimos falta de alguns recursos. Aos poucos levante problemas estão sendo resolvidos e por isso colocamos essa entre nossas grandes apostas em termos de tendências do marketing do dedo em 2021.
7 – WhatsApp entra de vez no jogo
O WhatsApp porquê instrumento de marketing do dedo já faz secção do nosso “arsenal” há qualquer tempo, mas em 2021 essa presença tende a ser ainda maior.
A plataforma vem anunciando algumas mudanças importantes, principalmente para o WhatsApp Business para breve, o que deixará essa instrumento ainda mais versátil e oferecendo novos oportunidades em termos de marketing online.
O WhatsApp não é somente uma tendência do marketing do dedo em 2021, mas terá impacto também em outras áreas, porquê o negócio eletrônico, já que também em breve, será autorizado a trabalhar porquê forma de pagamento.
8 – Curso exigindo cada vez mais capacitação
Para os profissionais de marketing do dedo, o ano de 2021 promete ser mais um ano de grandes oportunidades e muito trabalho, principalmente quando a crise causada pela pandemia de 2020 encetar a dar sinais de ter pretérito.
A curso em marketing do dedo nunca esteve tão valorizada e cada vez mais as empresas buscam formar suas próprias equipes para fugir dos altos custos das agências digitais no país, porquê dissemos logo no primeiro item desta estudo.
A falta de mão de obra realmente qualificada vem pressionando os salários no marketing do dedo para cima, tendência que já dura mais de cinco anos e deve continuar em 2021.
Acreditamos que será um momento muito bom para os profissionais de marketing do dedo no Brasil e apostar em sua formação acadêmica nesta extensão faz todo sentido.
Profissionais com uma boa formação e multidisciplinares devem continuar sendo muito disputados por agências e empresas, o que continuará a pressionar a remuneração. Ou por outra, consultores independentes também encontrarão um bom campo.
9 – Trabalho freelancer de marketing do dedo em subida
O mercado de trabalho para os freelancers de marketing do dedo já vinha crescendo bastante no Brasil e no mundo, no que ficou divulgado porquê Gig Economy.
Já era um movimento global que refletia os avanços tecnológicos que temos vivido nos últimos tempos, e a procura por uma qualidade de vida melhor. Com a vaga de demissões em função da crise, ganhou um novo impulso
As empresas buscam cada vez mais estes profissionais, tanto para trabalhos pontuais, porquê por exemplo produção de teor e geração de material para publicações em mídias sociais, quanto para trabalhos contínuos.
As plataformas de trabalho freelancer, porquê a Marketing Job, por exemplo, se encarregam de reunir profissionais freelancers e empresas em procura deste tipo de trabalho. Entre as tendências do marketing do dedo em 2021 está um significativo incremento deste padrão de trabalho.
E você? Quais são suas perspectivas em termos de tendências do marketing do dedo em 2021? Quais serão os grande desafios que devemos encontrar? Deixe seu glosa e se mantenha atualizado assinando a nossa Newsletter.
Por Alberto Valle no blog da Ateneu do Marketing