Porquê um desenvolvedor web, você já deve saber que há vários aspectos que podem influenciar no posicionamento de um site. Uma das maneiras mais eficazes de prometer a boa performance dos websites que você cria é a otimização para SEO.
Quer aprender mais sobre o matéria e finalmente invadir a tão sonhada posição na primeira página do Google? Confira o cláusula!
Qual a valia da otimização para SEO?
Se você é um pouco familiarizado com o buscador mais famoso do mundo, o Google, já sabe que todos os anos surgem novas regras sobre a otimização para SEO, sendo indispensável estar por dentro de todas elas.
Na prática, há uma série de técnicas para implementar na estrutura de um site e invadir a performance esperada.
Antes de mais zero, você costuma planejar a construção de uma página, isto é, definir os objetivos? Esse primeiro passo pode ser um ponto crucial na hora do ranqueamento.
Para isso, é preciso entender qual é a intenção do seu cliente com a otimização, podendo ser:
- geração de leads;
- aumento de vendas;
- aumento do tráfico orgânico;
- domínio de marca;
- conquista das primeiras posições em mecanismos de procura.
Com o objetivo definido, fica mais fácil direcionar seus esforços. A otimização para SEO é importante no desenvolvimento de uma página, pois além de deixá-la nas primeiras posições de buscadores:
Promove uma melhor experiência aos usuários
Sim, o Google sabe muito muito se um usuário pode ter uma experiência favorável ou não dentro de um site. Isso porque se os visitantes não puderem encontrar o que buscam, consequentemente, o desempenho da página irá desabar.
Sabe as famosas posições zero ou aquelas caixas de perguntas em que o buscador já sugere um cláusula? Elas servem porquê um mecanismo rápido de resposta com a intenção de oferecer, de maneira rápida e fácil, informações.
E o quê SEO tem a ver com isso? Tudo! A qualidade de teor e as técnicas usadas dentro de cada site promovem uma melhor experiência para quem procura, trazendo até mesmo mais tráfico.
É mensurável
É provável explorar todo o desempenho e prolongamento de um site com as práticas de otimização para SEO. Ou seja, não tem porquê mentir em relação ao número de acessos, conversões, taxa de repudiação, entre outros pontos.
Há sempre uma oportunidade para descobertas no site, porquê implementação de novas palavras-chave, por exemplo. Dessa forma, você poderá escoltar frequentemente o desempenho dos sites e até propor melhorias para o seu cliente.
Gostou do teor? Aproveite para acessar o Guia Definitivo de SEO para e-commerce!