
Encontrar um domínio para loja virtual não é uma tarefa tão simples quanto parece. Além da difícil missão de escolher um nome criativo você pode estar se perguntando: será que preciso ter um domínio pago? Porquê funciona o registro? Devo escolher um “.com.br” ou existem outras possibilidades?
São muitas dúvidas, não é mesmo? Mas antes de encontrar as respostas, vale fazer a seguinte reflexão: imagine que você vai comprar um tênis novo para caminhar. Se fosse procurar por leste resultado no Google porquê faria essa procura? Será que buscaria por “loja de tênis” ou digitaria “tênis para marcha”?
Quando você começa a entender porquê as pessoas buscam por produtos ou serviços na internet também descobre oportunidades de encontrar um bom nome para sua loja virtual. Mas será que existem outras estratégias para definir o domínio evidente para seu e-commerce?
Neste cláusula vou dar dicas de porquê escolher um domínio para loja virtual e explicar porquê funciona o seu processo de registro. Continue lendo!
Qual o melhor domínio para loja virtual?
O domínio é o endereço da sua loja na internet e há pelo menos dois aspectos a considerar na hora de escolher o seu. O primeiro deles é o nome do domínio, secção principal do endereço e que deve simbolizar a sua marca, seu resultado ou serviço online. Em facebook.com, por exemplo, esse nome seria “facebook”. O segundo paisagem seria a extensão, secção final que identifica a categoria a qual o domínio pertence, e que neste caso seria o “.com”.
Esses pontos, e outros que detalharei ao longo do cláusula, são fundamentais para desenredar qual o melhor domínio para sua loja virtual. E porquê essa resposta também depende das necessidades e características de cada negócio, meu objetivo é fornecer as informações para que você possa tomar a decisão mais acertada.
Primeiramente, vamos tratar sobre a escolha do nome do domínio, secção mais importante do endereço da sua loja virtual. Veja a seguir as dicas para encontrar o nome ideal:
Dica 1 – Dê preferência para o nome da sua marca, seu resultado ou serviço
Assim porquê em outros negócios online, uma dica valiosa para encontrar o melhor domínio para loja virtual é utilizar o nome da sua marca, resultado ou serviço.
Sem incerteza, se a sua marca já é conhecida no seu bairro ou cidade, a internet reforçará ainda mais sua reputação, expandindo seu alcance. Isso acontece porque o consumidor de hoje não vê mais diferença entre canais físicos e online. O que ele quer é poder encontrar sua marca a qualquer hora e em qualquer lugar.
Assim, da mesma forma porquê um consumidor está avezado a visitar uma loja física do Magazine Luiza, por exemplo, naturalmente ele pode querer procurar por esta loja também na internet, seja para comprar ou para verificar o preço de um resultado, frete e prazos de entrega.
Por outro lado, se a sua loja vende um resultado ou serviço específico, chamado de nicho, pode ser interessante escolher um nome de domínio relacionado ao seu segmento. Por exemplo, o e-commerce Enjoei usa um domínio que é facilmente relacionado a produtos usados. Já a “lojadomecanico.com.br” comercializa produtos de mecânica automotiva, e assim por diante.

Dica 2 – Escolha um nome simples e fácil de ser lembrado
Imagine que o domínio é porquê uma ponte que leva seus clientes direto para a sua loja virtual. Por isso, quanto mais fácil for, para o consumidor, associar o resultado que ele procura com o seu e-commerce, mais sua ponte se torna atingível para que eles possam atravessá-la.
Se você tem dúvidas de porquê escolher um domínio para loja virtual, um bom ponto de partida é entender porquê as pessoas buscam por produtos na internet. Hoje existem várias ferramentas, porquê o Google Trends, por exemplo, capazes de mostrar quais são os termos mais buscados online.

Porém, é importante lembrar que não se trata exclusivamente de usar uma determinada termo-chave em seu domínio para ser muito ranqueado no Google. O algoritmo considera muitas outras variáveis em seus resultados de procura, porquê por exemplo, a qualidade do teor do site, a velocidade de carregamento e a experiência de navegação.
Por isso é principal considerar outros fatores na escolha de um domínio para loja virtual. Confira o checklist aquém com algumas regras e boas práticas:
- Opte por nomes curtos, que são mais fáceis de lembrar (porquê regra, um nome de domínio precisa ter entre 2 e 26 caracteres, se terminado em .br, já extensões internacionais em universal permitem entre 3 e 64 caracteres).
- Evite inserir números, a não ser que sejam secção da sua marca (eles podem atrapalhar a legibilidade e confundir o usuário ao digitar o endereço).
- Evite caracteres acentuados e hífens (embora os acentos sejam aceitos em algumas extensões, em alguns servidores eles podem originar problemas na feição de e-mail e hospedagem).
- Use palavras-chave, mas não abuse.
- Faça uma pesquisa rápida com a concorrência.
- Escolha uma categoria que combine com seu e-commerce (.com.br, .store etc.).
O último item, sobre categoria, nos leva ao segundo ponto que deve ser considerado ao registrar um endereço para o seu e-commerce: a extensão do domínio.
Extensões de domínio para loja virtual
Atualmente existem centenas de extensões de domínio para loja virtual. Uma extensão — também chamada de TLD (Top Level Domain) — é a terminação de um domínio e geralmente indica a qual categoria ele pertence: o .gov.br, por exemplo, se refere ao governo brasiliano, o .app, aos sites de aplicativos, e assim por diante.
Mas quais são as opções mais adequadas de extensão de domínio para e-commerce?
Sem dúvidas, as extensões .com.br e .com são as mais indicadas. Tanto o .com.br quanto o .com são extremamente populares e complementares entre si.
O .com.br é indicado para quem quer vender somente para o Brasil, uma vez que uso da terminação .br estabelece, tanto para o usuário quanto para o Google, que o site é voltado para o país. A propósito, é necessário ter um CNPJ ou um CPF para registrar um domínio .br. Já o .com é uma extensão global, sendo uma opção indicada para lojas que pretendem ter atuação internacional. Outra diferença entre as duas opções é a privacidade de domínio, não disponível nos domínios terminados em .br.
Inclusive uma dica importante é registrar vários domínios para a mesma loja. Isso protege o seu nome de domínio de terceiros e facilita que ele seja encontrado, principalmente por quem costuma digitar o endereço da loja direto no navegador. Aí, se você quiser manter tudo em um único lugar, basta redirecionar o domínio secundário para o endereço principal, porquê o “sualoja.com.br”, por exemplo.

Apesar dessas extensões serem bastante indicadas para quem está escolhendo um domínio para loja virtual, vale a pena saber alternativas. Algumas opções criativas são o .store e o .shop, que inclusive, foram criadas pensando em sites de e-commerce.
A vantagem dessas duas extensões é que ambas podem ser facilmente relacionadas à finalidade de comprar produtos ou serviços online, porquê por exemplo, no caso da loja de milhas emirates.store. A desvantagem é que, além de não serem tão comuns no Brasil, elas costumam ser muito mais caras, por serem extensões internacionais e sofrerem influência da variação do dólar.

Outras extensões criativas para loja virtual
Se você possui uma loja virtual que comercializa produtos e serviços específicos, existem novas extensões de domínio que podem combinar com a categoria do seu negócio. Por exemplo, uma loja de produtos para Yoga pode ter um endereço com terminação .yoga, enquanto um e-commerce de jogos pode usar a extensão .games e por aí vai. A lista de novos domínios inclui terminações porquê .pet, .art, .games, .audio, .auto, .lgbt, .repercussão, .rio, .surf, .yoga, .tendência, .online, .fashion, .tattoo, .cafe, .bar e .vip.
Estas são exclusivamente algumas opções de extensão de domínio para loja virtual. As possibilidades são muitas! Vale a pena explorar as opções nos sites que fazem registro de domínio ou dar uma olhada nas categorias listadas pelo Registro.br, para ter mais ideias.
Porquê comprar domínio para loja virtual
Para ter um domínio, é necessário registrá-lo através de uma empresa. E o lugar mais indicado depende, entre outras coisas, da extensão de domínio escolhida, já que nem todos oferecem a mesma variedade de extensões.
De forma resumida, há quatro caminhos possíveis para comprar um domínio para loja virtual:
- Fazer o processo pelo site do Registro.br, que é a entidade brasileira responsável por gerir os domínios terminados em .br.
- Utilizar uma empresa de registro de domínios internacionais, porquê a Google Domains.
- Escolher uma empresa de hospedagem de sites, que geralmente vende domínios nacionais e internacionais, além de outros serviços.
- Registrar o domínio na empresa onde contratou a loja virtual, caso ela ofereça esse serviço.
Nas duas primeiras opções, o serviço está restrito ao domínio, enquanto nas demais é provável descrever com serviços complementares. Essa é uma das vantagens de optar por registrar o domínio em uma empresa de hospedagem de site, por exemplo, que geralmente também oferece plataformas para fabricar loja virtual, porquê um instituidor de sites ou o WordPress, levante último instalado gratuitamente na hospedagem. Aí fica mais fácil dirigir tudo no mesmo lugar. A mesma conveniência se aplica às plataformas de e-commerce que oferecem o registro de domínio.

Caso queira entender em detalhes a diferença entre fazer o processo no Registro.br ou por meio de uma empresa de hospedagem de sites, opções mais comuns, recomendo que leia leste cláusula.
Quanto custa um domínio?
O preço do domínio para loja virtual ou qualquer outro tipo de site varia muito conforme a extensão escolhida. Para você ter uma teoria, existem domínios que podem custar R$ 5, enquanto outros podem chegar a R$ 500! Outro pormenor: o registro de domínio geralmente tem validade anual, por isso deve ser pago todo ano para se manter válido.
Veja aquém uma pequena confrontação entre os preços de domínio nacionais e internacionais feita com base no ranking de empresas de registro de domínio:
Extensão | Registro.br | GoDaddy | HostGator | Hostinger | Google Domains |
---|---|---|---|---|---|
.com.br | R$ 40 Renovação: R$ 40/ano | R$ 19,99 Renovação: R$ 64,99/ano | R$ 26,99 Renovação: R$ 59,99/ano | R$ 36,99 Renovação: R$ 42,99/ano | Não comercializa .br |
.com | Não comercializa | R$ 23,99 Renovação: R$ 64,99/ano | R$ 26,99 Renovação: R$ 59,99/ano | R$ 40 Renovação: R$ 43/ano | R$ 50 Renovação: R$ 50/ano |
.store | Não comercializa | R$ 15,97 Renovação: R$ 427,30/ano | R$ 31,99 Renovação: R$ 329,99/ano | R$ 5 Renovação: R$ 304/ano | R$ 180 Renovação: R$ 180/ano |
.shop | Não comercializa | R$ 10,63 Renovação: R$ 240,33/ano | Não oferece o .shop | R$ 13 Renovação: R$ 119/ano | Não oferece o .shop |
Visitar site | Visitar site | Visitar site | Visitar site | Visitar site |
Porquê podemos notar, uma vantagem de contratar um domínio pelo Registro.br ou pelo Google Domains é poder remunerar exatamente o mesmo valor tanto na contratação quanto na renovação.
Porém, há uma restrição: no Registro.br você só consegue registrar domínios nacionais (porquê o .com.br) e o Google Domains só permite registrar domínios internacionais (porquê o .com e o .store).
Porquê disse anteriormente, a principal vantagem de optar por registrar um domínio por meio de uma empresa de hospedagem é que você pode contratar um projecto de hospedagem junto com o domínio e ter entrada à ferramentas para gerar sua loja virtual. Caso prefira, é provável também apontá-lo para uma plataforma externa ou até mesmo transferir o domínio para outra empresa no horizonte.
Aliás, a maioria delas oferece a possibilidade de ter um ano de domínio próprio gratuito, caso você contrate também o projecto de hospedagem por períodos mais longos de assinatura, porquê o projecto anual, por exemplo. Outras empresas ainda permitem registrar um domínio por dois, três ou mais anos.

Uma diferença que vale mencionar, porém, é que na empresa de hospedagem você vai remunerar dois preços diferentes: o preço promocional de contratação e o preço de renovação (sem desconto) depois o primeiro ano. No caso das extensões .store e .shop, por exemplo, é provável notar que apesar dos preços de ingressão serem muito atraentes os valores de renovação são muito mais altos. É importante permanecer prudente a isso, para não ter surpresas depois.
Porquê funciona a compra e o processo de registro?
Finalmente chegou a hora de comprar um domínio para loja virtual. Atualmente existem milhares de empresas e lojas virtuais na internet, por isso a concorrência pela posse de um domínio pode ser subida. Assim, quanto mais rápido você prometer que a propriedade do domínio seja sua, melhor.
Aquém você encontra um resumo simples de porquê funciona o processo de registro de domínio. Você também pode encontrar mais detalhes no cláusula: Porquê registrar um domínio – passo a passo.

- Verifique se o domínio da sua loja virtual está disponível
- Cadastre-se na empresa registrante
- Realize o pagamento do registro
- Aguarde a aprovação
- Crie sua loja ou aponte o domínio para a plataforma que você usa
Enquanto aguarda a aprovação do pagamento do registro de domínio, fique atilado ao seu e-mail (inclusive à caixa de Spam), pois algumas registrantes enviam instruções para confirmar seus dados e liberar a aprovação do seu domínio.
Em alguns casos, porquê o do Registro.br, é provável até escoltar o status do processo por meio de notificações de e-mail. Ou ainda, você pode monitorar o curso do registro direto no quadro do cliente da sua empresa de hospedagem, porquê no exemplo aquém:

Por quanto tempo o registro é válido?
O registro de domínio geralmente é válido por 1 ano, mas existem empresas que oferecem a opção de registrar por até dez anos. Veja um comparativo aquém:
A vantagem de registrar o domínio da sua loja virtual por um longo prazo é que você evita perdê-lo por qualquer motivo, porquê por exemplo, quando o cartão de crédito expira ou simplesmente você esquece de remunerar a fatura na era da renovação. Há empresas que inclusive vendem uma proteção suplementar que cobre esse tipo de situação, porquê a GoDaddy.
Desfecho
Porquê vimos no cláusula, deslindar qual o melhor domínio para loja virtual envolve pelo menos duas etapas importantes: a definição do nome e a escolha da extensão do domínio.
O nome do domínio deve ser simples e limitado, preferencialmente ligado à sua marca, resultado ou serviço. Já a extensão pode variar desde as mais populares, porquê .com e .com.br, até as novas terminações, porquê .shop e .store. Já o preço e a empresa de registro do domínio dependem da extensão escolhida.
Cada opção tem suas indicações, assim porquê seus prós e contras, logo é preciso averiguar todos esses fatores na hora de escolher o endereço virtual do seu e-commerce.
Agora que você já aprendeu porquê escolher um domínio para sua loja virtual, que tal dar o próximo passo? Confira o nosso ranking com a lista dos melhores sites para registrar domínio, encontre um nome criativo para sua loja e comece a vender online!