Ao pesquisar sobre marketing do dedo, provavelmente você se deparou com várias estratégias, porquê por exemplo: e-mail marketing, mídias sociais, geração de sites e a famosa pesquisa de palavras-chave para SEO.
Porquê proprietário de um negócio ou aspirante a profissional de SEO, você provavelmente já deve ter visto alguma coisa porquê: “Use a termo-chave ideal e você terá mais tráfico nos mecanismos de pesquisa” ou “Otimize as palavras-chave do seu site e você alcançará suas metas de negócios”.
Isso acontece porque as palavras-chave e a pesquisa de palavras-chave são as primeiras coisas que você deve aprender quando deseja expandir seu negócio na internet, utilizando a otimização para mecanismos de pesquisa – porquê o Google.
Porém, no momento de fazer isso é generalidade que muitas dúvidas surjam. Enfim, porquê escolher as palavras certas?
Se você se encontra nessa situação, levante guia vai ser útil para você entender o concepção mais fundamental de SEO: a pesquisa de palavras-chave. Nosso objetivo hoje é ajudá-lo a solucionar as seguintes dúvidas:
- O que é pesquisa de palavras-chave?
- Qual é a valia da pesquisa de palavras-chave?
- Porquê realizar pesquisas de palavras-chave?
- O que fazer depois que definir as palavras-chave?
Vamos lá!
O que é pesquisa de palavras-chave?
A pesquisa de palavras-chave é o processo de encontrar palavras que podem direcionar tráfico para sua empresa. Principalmente, isso é feito identificando porquê os potenciais clientes estão encontrando um site no mesmo nicho que o seu.
Quando procuramos uma solução para qualquer um dos nossos problemas, usamos um mecanismo de pesquisa – sendo o Google o mais espargido e utilizado – para encontrar respostas para isso.
Esperamos que o mecanismos de pesquisa nos forneça uma solução logo na primeira página de resultados, também conhecida porquê SERP.
A pesquisa de palavras-chave nos ajuda a identificar aquelas “frases” ou “palavras” que os usuários estão utilizando ao realizar pesquisas em uma mecanismo de buscas.
Porquê empresa ou profissional que quer publicar seu trabalho, quando sabemos que tipo de consulta os usuários estão fazendo, podemos otimizar ou gerar novas páginas (teor), ajudando os usuários a encontrar a resposta que precisam e usar esse tráfico para expandir o negócio.
Porquê opção, usando as mesmas palavras-chave, você também pode executar anúncios pagos na plataforma, porquê a publicidade no Google ou Facebook, por exemplo, para direcionar tráfico para seus potenciais clientes.
Qual a preço da pesquisa de palavras-chave?
Nem todas as palavras-chave são iguais e vamos tentar quantificar isso. O processo de pesquisa de palavras-chave pode ajudar sua empresa (site, blog, e-commerce, etc.) das seguintes maneiras:
- A pesquisa ajuda a entender o linguagem usado pelo seu público-escopo em um mecanismo de pesquisa.
- Ajuda a desenredar consultas inexploradas, que podem ser uma ótima forma de atrair potenciais clientes.
- Atrai público-intuito engajado, ou seja, são potenciais clientes que realmente têm interesse em seu resultado ou serviço.
- Ajuda na compreensão de tendências do mercado e do cliente. Periodicamente, realizar pesquisas de palavras-chave o ajudará a entender em que direção o mercado e os clientes estão caminhando.
- O seu negócio terá vantagem competitiva, já que incorporar palavras-chave e SEO conseguirá primar seu site entre os dos seus concorrentes.
- Reduzirá o dispêndio por PPC, porque as palavras-chave o ajudarão a direcionar esse tráfico.
Existem muitas outras vantagens na pesquisa de palavras-chave, sendo as que citamos exclusivamente algumas das principais.
Porquê realizar pesquisas de palavras-chave?
Existem várias técnicas que você pode seguir para pesquisas de palavras-chave em SEO. Vejamos alguns dos mais populares, uma vez que podem ser executados até mesmo por um novato.
Encontre as palavras-chave de seus principais concorrentes
Essa é talvez a maneira mais fácil de encontrar palavras-chave que já estão funcionando para um site existe. Com uma rápida pesquisa no Google você pode procurar seus três principais concorrentes.
Vamos supor que seu nicho seja de carrinho de bebê. Você pode utilizar essa termo-chave para encontrá-los. Depois de identificá-los, você pode utilizar o SEMRush, que é uma instrumento de pesquisa de palavras-chave.
No quadro do SEMRush, cole o domínio que você identificou na pesquisa do Google e use-o para encontrar palavras-chave nas quais o domínio está classificado.
A instrumento mostrará todos os detalhes importantes, porquê:
- Qual termo-chave está direcionando o tráfico sumo para o site;
- O volume em % de tráfico e posição da termo-chave.
- Qual página do site está recebendo tráfico para determinada termo-chave.
O SEMRush também oferece uma opção para filtrar palavras-chave com base em vários fatores.
Use as palavras-chave semente
Esse método consome mais tempo do que o outro que citamos supra, mas ajuda a deslindar palavras-chave exclusivas que poucas pessoas estão segmentando. Você pode usar essa opção utilizando ferramentas de pesquisa de palavras-chave.
As palavras-chave semente, também conhecidas porquê head tails, são expressões curtas com no sumo duas palavras e também são termos amplos. A termo-chave “sapato”, por exemplo, é uma semente, pois é um termo grande e que possui diversas outras possibilidades de complemento.
Esta semente servirá de base para variações de sua estratégia. A partir dela será provável gerar palavras-chave long-tail (ou rabo longa), que são expressões mais específicas porquê “relógio de parede vintage”.
Para esse segundo tipo de pesquisa de palavras-chave, também vamos utilizar o SEMRush porquê exemplo de instrumento.
- Vá para o SEMRush
- Clique na instrumento Keyword Magic Tool
Digite sua termo-chave inicial (semente) e selecione o país principal que você está segmentando. Agora, clique em pesquisar e dentro de alguns segundos, o SEMRush gerará várias opções de palavras-chave da sua termo inicial.
Você pode fazer a mesma coisa usando a instrumento Google Keyword Planner, que é gratuita. A única desvantagem é que a instrumento de planejador de palavras-chave do Google foi criada pensando nos anúncios pagos e não é muito amigável para a pesquisa de palavras para SEO.
No entanto, para quem está com um orçamento apertado, a instrumento do Google é uma boa opção.
Vale deixar evidente que utilizamos o SEMRush porquê exemplo de instrumento para pesquisa de palavras-chave porque é uma das opções mais conhecidas e utilizadas. Porém, você pode usar outras ferramentas, porquê KWFinder, para obter o mesmo resultado.
O que fazer depois que definir as palavras-chave
As dicas que demos supra te ajudarão a conquistar suas principais palavras-chave. Agora, você precisa fazer algumas coisas, porquê:
- Gerar o cluster de palavras-chave semelhantes.
- Gerar um projecto de SEO para gerar novas páginas de teor ou resultado – estrutura do site.
Ao deixar seu site, blog ou e-commerce otimizado com as palavras-chave ideais para o seu negócio, você conseguirá obter um bom posicionamento nos resultados de pesquisa dos motores de procura, gerando tráfico de potenciais clientes.
Esperamos que levante guia tenha te ajudado a entender o que é pesquisa de palavras-chave e porquê você realmente pode fazê-las. Entendemos que levante é um tema extenso, enfim, envolve técnicas de SEO e você pode estar tendo algumas perguntas.
Hoje em dia, existem diversos cursos – até mesmo gratuitos – voltados para otimização de sites e muito teor – porquê nascente guia – que poderão te ajudar a saber mais sobre o objecto.
O importante é que agora você tem uma teoria de porquê escolher as palavras-chave para o seu negócio e aos poucos vai ir dando os próximos passos para conseguir o tão desejado topo nos resultados de pesquisa.
Escrito por Lucas Pelisari, profissional em Link Builder na UpSites.