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Mini auditoria de Google Analytics


 

Implementação e forma do Google Analytics em um site é um tema que pode fomentar calafrios. Observo, no início das minhas consultorias, que muitas empresas trabalham com dados capturados de forma equivocada e que podem levar à decisões também equivocadas. Neste cláusula mostrarei tópicos a serem observados em uma mini auditoria de Google Analytics.

Trata-se de uma auditoria de GA do tipo DIY (faça você mesmo). Zero de planilhas complexas ou softwares que atribuem pesos e pontuação para cada tópico (ao final falarei um pouco deles).

Nascente será um guia prático para sites, de qualquer tamanho, atingirem um intensidade mínimo de confiabilidade nos dados obtidos a partir do Google Analytics.

Preço de uma auditoria de GA

Fazer uma verificação periódica da implementação e feitio do Google Analytics no seu site garante que você trabalhe com o mínimo de segurança em relação aos dados obtidos. Permite que você confie nos seus dados.

Você pode estar pensando que seus dados são precisos mas a maioria dos especialistas afirma que 90% (sendo cordato) das implementações de GA apresentam problemas. Porquê consultor, até hoje nunca atendi uma empresa que estivesse 100% (embora levante seja um patamar difícil de conseguir).

Uma auditoria de Google Analytics visa proporcionar:

  • Integridade dos dados: os dados estão sendo rastreados corretamente?
  • Qualidade dos dados: podemos abordar a coleta de dados de forma mais segmentada e obter insights?
  • Maturidade dos dados: estamos rastreando coisas importantes para o negócio?

Neste cláusula focarei mais na integridade dos dados. É onde devemos auditar fundamentalmente a implementação e feitio do Google Analytics.

Vamos lá!

Implementação do Google Analytics
Rastreamento em todas as páginas

Um dos primeiros passos de um auditoria de Google Analytics é identificar se o código de rastreamento está devidamente implementado em todas as páginas do site.

A pouquidade de rastreamento em algumas páginas pode comprometer significativamente a coleta e estudo de dados.

Existem diversas formas para fazer isso. Sugiro usar uma das aquém:

  • extensão Tag Assistant do Google;
  • inspeção no código manancial da página;
  • inspeção via instrumento do desenvolvedor do navegador;
  • rastreamento através de ferramentas específicas.

Cada método tem suas vantagens e desvantagens. Se o seu site for pequeno e seja provável fazer uma inspeção manual em cada página, o Tag Assistant ou a inspeção via código são formas ágeis para verificar se o script de seguimento está configurado em todas as páginas.

Inspeção do Google Analytics via Tag Assistant.

Mas, se o seu site possui muitas páginas ou você utiliza um CMS que gera muitas páginas, porquê arquivos de taxonomias (categorias, tags, páginas de responsável, etc), é profíquo utilizar uma instrumento mais avançada.

Eu uso bastante o Screaming Frog. Com essa instrumento é provável rastrear milhares, até milhões de páginas num limitado espaço de tempo e ter certeza que o código de rastreamento está inserido corretamente em todas as páginas.

A vantagem de utilizar uma ferramentas porquê o Screaming Frog é que, em algumas ocasiões, a implementação do GTM ou do GA não é feita de maneira convencional. Nestes casos, a inspeção pela extensão do Google ou verificação do código da página pode ser prejudicada.

Inspeção do Google Analytics via Tag Assistant – implementação não convencional

Rastreamento geminado

Um problema observado em muitos sites é a presença de mais de um script de comitiva da mesma conta do GA. Lembrando que você pode utilizar mais de uma conta do Google Analytics para rastrear o mesmo site.

Essa duplicidade (de scripts da mesma conta) acaba gerando problemas porquê hits de pageviews enviados em duplicidade, redução (sintético) da taxa de repudiação, aumento do número de páginas por sessão, etc.

Isso é bastante generalidade em sites que utilizam qualquer CMS ou migraram sua gestão de tags para o Google Tag Manager ou outro gerenciador de tags. No primeiro caso, há grande ocorrência de códigos sendo utilizados no template e plugins simultaneamente. No segundo, é ativado o script via código e também via gerenciador de tags. Não é incomum encontrar códigos de rastreamento sendo ativados 3 vezes ou mais.

Em universal, se você está experimentando baixas taxas de repudiação (digamos que inferiores a 30%) em algumas páginas é provável que você tenha rastreamento geminado no seu site. (Uma baixa taxa de repudiação pode ter outras origens, porquê eventos de interação sendo disparados, mas em universal é qualquer problema com a implementação do GA.)

Site com GA em duplicidade de 01/06 a 15/06. Perceba a diferença na taxa de repudiação.

Rastreamento ativado corretamente

O código de rastreamento está presente em todas as páginas do site e não está sendo disparado em duplicidade, precisamos prometer que esteja sendo disparado corretamente.

É normal as empresas (e mormente os desenvolvedores) priorizarem o código e demais scripts úteis à página em detrimento dos scripts de web analytics.

Assim sendo, frequentemente encontramos scripts de comitiva implementados em locais inapropriados onde o carregamento não é correto, não está otimizado ou simplesmente não aciona/envia os dados necessários para o Google Analytics.

Script de seguimento posicionado em lugar incorreto, não enviando informações ao GA.

Em outras implementações, a baixa performance do site no carregamento de tags e scripts pode ocasionar o não acionamento do Google Analytics e consequentemente carência de dados para análises.

Script de comitiva demorando muito para enviar hits ao GA.

Forma do Google Analytics

Propriedades e vistas de propriedade

Certifique-se de ter cadastrado suas propriedade e vistas de propriedade adequadamente. Veja que mencionei “vistas” no plural. É importante ter pelo menos três vistas de propriedade cadastradas:

  • vista principal: usada para as principais análises, é a vista de uso quotidiano;
  • vista de testes: destinada a testes de filtros e pequenos ajustes;
  • vista de backup ou registo: uma vista crua, sem nenhum tipo de filtro, que sirva de registo de todos os dados recebidos no GA.

Na feição das propriedades atente para coleta e retenção de dados, tempo de sessão, exclusão de canais referenciados (quando for o caso), linkagem com outros produtos (Google Ads, Google Search Console, etc) e dimensões e métricas customizadas (caso utilize, e recomendo que utilize).

Forma de propriedade no Google Analytics.

Na feitio das vistas fique circunspecto à filtragem de bots, fuso horário, forma da procura interna, filtros e metas.

Forma de vista de propriedade no Google Analytics.

Filtros

Filtros são uma fortíssima funcionalidade do Google Analytics. Se você não domina a instrumento preste muita atenção antes de configurar qualquer filtro. Você corre sérios riscos de estragar seus dados com filtros indevidos.

Para ter dados no GA você não precisa configurar nenhum filtro se não quiser. Ainda assim, existem alguns filtros que podem melhorar significativamente a forma porquê você recebe alguns dados.

Alguns filtros bastante úteis são:

  • aditar nome do host à URL (mormente útil de você acompanha múltiplos domínios com um mesmo código de seguimento;
  • excluir ambientes de desenvolvimento/testes (normalmente dev, stage, localhost, etc);
  • exclusão de parâmetros de URL (em peculiar gclid, fbclid, fb_comment);
  • excluir acessos internos, de pessoas da empresa.
    Metas configuradas no Google Analytics.

Metas

Por término mas não menos importante, as metas. De zero adianta você ter tudo configurado corretamente mas não saber quais são os objetivos a serem alcançados. Pra isso servem as metas.

Certifique-se de cadastrá-las nas suas principais vistas de propriedade e atribuir valores significativos à elas.

Metas configuradas no Google Analytics.

Sem metas cadastradas no seu Google Analytics você não será capaz de identificar quais páginas ou seções estão convertendo. Não estou falando somente de conversão de e-commerce. Todo site terá micro e macro conversões que podem e devem ser acompanhadas.

Se você possui um site de notícias, uma conversão pode ser a leitura de uma material ou a permanência por determinado tempo na página. Um e-commerce, a venda de um resultado, mas também a soma de um resultado à lista de desejos pode ser uma conversão. Num blog, a letreiro na newsletter é uma boa conversão a ser monitorada.

Fazendo uma auditoria de GA mais completa

A checagem dos tópicos mencionados anteriormente pode valer a diferença entre trabalhar com dados bons ou ruins. Há muito mais para ser feito e, caso o nível de maturidade de web analytics do seu maior seja maior, uma auditoria mais compreensiva é necessária.

Auditorias regulares podem ser realizadas por consultores e agências valendo-se de planilhas e/ou softwares próprios para essa finalidade. O Tag Inspector e o Verified Data são ferramentas muito robustas e podem ser utilizadas para auditorias maiores. Esta última e muito recomendada, mormente se você precisa estimar sua implementação sob os aspectos de privacidade e compliance (mormente GDPR).

Nas minhas auditorias de GA utilizo um padrão próprio de checagem com avaliação de mais de 50 itens. A auditoria compreende tópicos de estrutura e aproximação, implementação e forma, qualidade de dados e compliance, marketing e engajamento e conversões.

Resumo

Tempo aproximado para esta mini auditoria de GA: 1 hora e 30 minutos.

Mini auditoria de Google Analytics

Rastreamento em todas as páginas

Verifique se o script de seguimento do Google Analytics está inserido em todas as páginas do site. Utilize a extensão Tag Assistant, inspecione o código da página ou use uma instrumento que seja capaz de checar todas as páginas (ou conjunto de páginas) do site.

Rastreamento geminado

Evite que o código de comitiva de uma mesma conta do GA seja ativado mais de uma vez na página. Duplicidade de tracking pode distorcer os dados recebidos, mormente taxa de repudiação, pageviews e páginas por sessão.

Rastreamento ativado corretamente

Certifique-se que o código de comitiva esteja sendo ativado de forma correta, otimizada e no momento manifesto. Garanta também que outras tags e scripts não interfiram no funcionamento dos scripts do Google Analytics.

Propriedade e vistas de propriedade

Cadastre suas propriedades e vistas de propriedade de forma correta. Utilize pelo menos três vistas de propriedade (principal, testes e backup). Na feitio das propriedades atente para coleta e retenção de dados, tempo de sessão, exclusão de canais referenciados (quando for o caso), linkagem com outros produtos (Google Ads, Google Search Console, etc) dimensões e métricas customizadas.

Na feição das vistas fique atilado à filtragem de bots, fuso horário, forma da procura interna, filtros e metas.

Filtros

Verifique se há filtros cadastrados e qual o impacto destes sobre os dados coletados. Só cadastre filtros se souber o que está fazendo.

Metas

Cadastre metas no Google Analytics e atribua valores à elas. Sem metas cadastradas no GA você não será capaz de identificar quais páginas ou seções estão convertendo.

Desfecho

Executar uma mini auditoria de Google Analytics proporcionará um intensidade de confiabilidade maior aos dados coletados.

A checagem dos 6 tópicos aquém é suficiente, em nível capital:

  • rastreamento em todas as páginas;
  • rastreamento geminado;
  • rastreamento ativado corretamente;
  • propriedades e vistas de propriedade configuradas;
  • filtros configurados;
  • metas configuradas.

Para uma auditoria mais compreensiva, busque o auxílio de um consultor ou filial que disponha de técnicas e ferramentas para tal.

Manancial: ames



Fonte