Porquê planejar um blog de sucesso – Confira as dicas
Saber porquê planejar um blog de sucesso é forçoso para quem deseja lucrar quantia de verdade nessa dimensão. O mercado hoje é exigente e profissionalizado, e não há mais espaço para amadorismo.
Se existe um erro que você não pode cometer, na hora de fabricar um blog, é pular a lanço do planejamento. Concordo que a secção operacional é muito mais sedutora do que a de planejamento, mas sem ele, suas chances de sucesso são bastante reduzidas.
Se você já criou um blog no exaltação típico de quem está iniciando nesse negócio, e depois, lá na frente teve que reformar tudo, sabe muito muito do que estou falando.
Para ajudar a quem está pensando em montar um blog, seja para lucrar quantia ou para ser usado porquê instrumento para sua estratégia de marketing pessoal e profissional, criamos esse roteiro sobre porquê planejar um blog de sucesso.
O passo a passo de porquê planejar um blog de sucesso
O planejamento levará em conta um blog substancial, mas tenha em mente que cada projeto possui particularidades que envolvem o público meta e a sua disponibilidade, tanto de tempo porquê de recursos financeiros.
1 – Defina qual é o objetivo do seu blog
O primeiro passo para quem está interessado em porquê planejar um blog de sucesso é definir o seu objetivo. Você irá gerar o seu blog para lucrar numerário com ele, promover sua imagem profissional ou puramente por diversão?
Pergunto isso, pois vários passos adiante dizem reverência a blogs quem tem porquê objetivo a geração de receita, mas se o seu objetivo for outro, não se preocupe, pois a dinâmica é praticamente a mesma.
Se o seu objetivo for lucrar moeda, aí você deverá pensar muito muito em cada um dos aspectos relacionados aquém, principalmente aqueles voltados a monetização do blog, ou seja, as ferramentas para gerar moeda com ele.
Para que você tenha uma visão mais ampla sobre esse paisagem do negócio, sugerimos que você leia o cláusula Porquê Lucrar Numerário Com Um Blog.
2 – Defina qual será o público-branco do seu blog
Se você quer saber porquê planejar um blog de sucesso, saiba que um dos principais elementos nessa lanço é saber muito muito o seu público-mira, por isso, dedique uma atenção toda peculiar a essa secção.
Pesquise em ferramentas porquê Facebook Audience Insights e defina o que em marketing chamamos de Persona de Marketing, ou seja, o perfil do público-níveo que você deseja atingir com o seu blog.
Defina, por exemplo, filete etária, gênero, principais dispositivos de aproximação à Internet, interesses e tudo mais que você puder. Entendendo seu público, as chances de sucesso do seu blog serão muito maiores.
3 – Faça uma estudo da concorrência
Um outro verdadeiro pulo do gato na questão de porquê planejar um blog de sucesso é fazer uma estudo da concorrência que você irá enfrentar.
Uma vez definido o seu público-mira, é hora de fazer uma estudo da concorrência para ter uma teoria de o que está funcionando e o que não está funcionando no segmento onde você pretende atuar.
Aquém listamos algumas questões que certamente irão lhe ajudar muito na hora de entender o nicho de mercado onde você pretende iniciar o seu negócio, e lhe dar uma visão mais profissional do seu funcionamento.
-
- Identifique quais são os principais blogs de referência no segmento onde você pretende trabalhar para servirem porquê parâmetro para seu planejamento.
- Veja em ferramentas porquê o Alexa, quantas visitas cada um deles tem para ter uma teoria de tráfico que você poderá gerar;
- Verifique também no Alexa, qual é o ranking de cada um desses blogs, e junto com a informação sobre visitas, crie seu próprio ranking de relevância;
- Descubra e analise os artigos de maior destaque nesses blogs, seja pelo critério de número de visualizações ou pelo critério de pontuação atribuída pelos visitantes;
- Tente identificar qual é a frequência de publicação em cada um desses blogs, para ter uma teoria de qual deverá ser o seu ritmo de produção de teor;
- Faça uma sátira honesta e isente, listando os pontos onde você acredita que estes blogs estão errando e o que poderia ser melhorado;
- Identifique quais são os programas de afiliados e outras ferramentas que estes blogs estão utilizando para monetizar o seu teor.
Elabore outras perguntas que façam sentido para o nicho em que você irá trabalhar. Esse pesquisa é muito importante, pois através dela você irá sentindo o “clima” do nicho de blog em que você irá atuar, e certamente muitas ideias irão surgir.
Porquê planejar um blog de sucesso? Entende o que o seu público-meta deseja e ofereça essas informações.
4 – Defina qual será o domínio do blog
Outro passo no processo de porquê planejar um blog é o da escolha do domínio, pois ele além de ter o papel de atribuir uma identidade ao seu blog, também é responsável pela sua exposição nas páginas de respostas dos mecanismos de procura, porquê o Google, por exemplo.
Tente escolher um nome que remeta imediatamente ao teor que o seu blog aborda e tente inserir a sua principal termo-chave no domínio. Isso ajudará em muito seu posicionamento no Google.
Veja porquê registrar seu domínio no cláusula publicado anteriormente cá em nosso site sob o título Porquê Registrar Um Domínio na Internet.
5 – Escolha um bom provedor de hospedagem
Escolhido o domínio, é hora de pensar em um provedor de hospedagem para o seu blog. Essa é uma lanço super importante do processo de planejamento de um blog, pois será o seu provedor de hospedagem que garantirá a firmeza do seu site.
Avalie as diversas opções existentes no mercado e pense sempre em termos de médio prazo, contando com o incremento do seu número de acessos. Não se iluda com promessas milagrosas do tipo “hospedagem ilimitada” e outras armadilhas que continuamente vemos na Internet.
Para saber mais sobre essa questão tão delicada para o sucesso de um blog, sugerimos que você leia o cláusula Qual O Melhor Provedor de Hospedagem Para Um Blog.
6 – Faça uma instalação impecável da plataforma
Porquê planejar um blog de sucesso é também prometer que você terá uma plataforma muito instalada e configurada, para prometer o sumo de desempenho do seu blog ou site de teor.
Se você não tiver muito conhecimento técnico para isso, não tem problema, pois você pode, por exemplo, contratar um serviço de instalação profissional do WordPress, que garantirá a qualidade da sua instalação.
7 – Defina muito muito o teor que irá publicar
Porquê planejar um blog de sucesso é todo um processo de construção de identidade, é fundamental que você defini muito muito a risca de teor que você irá publicar.
Esse sim é o verdadeiro pulo do gato de porquê planejar um blog de sucesso. O teor do seu blog é a espírito dele, portanto é a peça mais importante de todo o projeto.
Em nosso Curso de WordPress chamo muito atenção para esse paisagem do planejamento de blogs, pois essa é a verdadeira chave para o sucesso.
Na lanço de estudo da concorrência você já deve ter anotado alguns temas que fazem sucesso em outros blogs do seu nicho, portanto, se você quer saber o que ortografar em seu blog, o que acha de inaugurar por estes assuntos? Meio óbvio, não acha?
Capriche na pesquisa sobre o que vai grafar, coloque referências externas e faça também um bom trabalho de otimização das palavras-chave – SEO, pelas quais você gostaria de ser listado no Google.
Teor de outros blogs? Nem pensar! Se você transpor por aí copiando o teor de outros blogs, estará cometendo dois pecados crassos, o da desonestidade e do teor geminado.
8 – Crie uma estratégia de marketing do dedo para o seu blog
Outro ponto importante para você que deseja saber porquê planejar um blog de sucesso é fabricar desde o início, uma boa estratégia de marketing do dedo, para promover o teor do seu blog.
O melhor caminho é investir pesado em SEO – Otimização de Sites Para Ferramentas de Procura. Nessa espaço, o WordPress oferece inúmeros plugins que vão ajudar bastante na hora de colocar o seu site em posições de destaque no Google
É outro ponto onde, se você não dominar as técnicas de SEO, o melhor caminho é contratar um serviço de SEO para WordPress e focar o seu trabalho no desenvolvimento de teor.
9 – Decida quais serão seus canais de monetização
Agora que você já conhece os principais passos de porquê planejar um blog de sucesso, é hora de pensar na monetização, formas de lucrar numerário com ele. na sua estudo da concorrência, você já deve ter listado os principais canais de monetização, correto?
É a hora de fabricar sua conta no Google AdSense e outros programas de afiliados que você por ventura venha a participar. No caso do Google AdSense, a coisa é tranquila, pois o próprio Google contextualiza os anúncios em função do teor da página.
Para saber mais sobre essa opção de monetização para o seu blog, sugerimos que você também leia o cláusula Porquê Lucrar Quantia Com O Google AdSense.
A monetização de sites com programas de afiliados exige maior desvelo, pois é preciso inserir anúncios que estejam alinhados com o teor do seu blog. Fugir dessa risca é um caminho patente para a baixa conversão dos seus anúncios.
Em nosso Curso de Programas de Afiliados Avançado, dedicamos uma atenção peculiar a essa questão, pois é um dos segredos para um blog de sucesso.
Para saber tudo sobre essa opção de monetização, indicamos que você leia o cláusula Porquê Lucrar Quantia Com Programas de Afiliados.
Repare que coloquei em último lugar da lista do nosso passo a passo de porquê planejar um blog de sucesso a questão da rentabilização, que para muita gente, deveria estar logo na primeira posição deste cláusula.
Isso não aconteceu por eventualidade, pois uma das principais dicas para você gerar um blog de sucesso é não pensar exclusivamente na questão financeira.
Pense em qualidade primeiro e o retorno será uma consequência. Para lucrar numerário com um blog, em primeiro lugar você deve se primar pela superioridade.
Agora que você já conhece o passo a passo de porquê planejar um blog de sucesso e lucrar um bom quantia com ele, ficou mais entusiasmado? Topa encarar esse duelo? Mantenha-se atualizado sobre esse e outros assuntos referentes a geração de blogs e outros negócios online, assinando a nossa Newsletter.
Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Ateneu do Marketing