Rony Breuel. FOTO: DIVULGAÇÃO
Há quem ame, mas também sabemos que ainda existem pessoas que não conseguem se ajustar facilmente ao home-office. Discussões à secção, essa novidade forma de trabalho era uma grande tendência no mundo corporativo e, com a pandemia e a premência de distanciamento social, a tendência se tornou veras necessária para a grande maioria das empresas.
Outra mudança que impactou o mundo corporativo foi a forma rápida com que as empresas precisaram se adequar para atender clientes e colaboradores. Além dessa destreza, foi preciso eficiência, pois para que tudo funcione remotamente é fundamental uma estrutura básica com equipamentos que atendam às demandas do trabalho executado e também internet de boa qualidade.
É neste processo de transformação e digitalização que a tecnologia se torna principal. Toda essa mudança no dia a dia ocorre por conta das alterações comportamentais e culturais dos próprios profissionais, além da premência do mercado de trabalho.
Desta forma, exploro alguns aspectos tecnológicos que considero importantes e que devem ser analisados para se invadir triunfo na produtividade do trabalho executado no formato home-office:
É ideal que a empresa opte por softwares disponíveis para uso em cloud, que é uma ótima opção de armazenamento de dados, além de ser extremamente seguro, pois informações sigilosas ficarão protegidas. Só alerto para que a utilização da rede de conexão à internet seja sempre a mais segura provável.
Outro ponto importante é a rede interna da companhia que precisa estar preparada para não ocorrer sobrecarga no momento em que muitos colaboradores acessam de uma única vez.
Caso você trabalhe com dados muito sensíveis, a autenticação multifator é uma boa escolha para segurança. Ela é usada para prometer que exclusivamente pessoas autorizadas possam acessar o sistema, e o login só é feito em seguida o usuário passar pelos dois níveis de autenticação. Ainda sobre informações confidenciais, é ideal que as mensagens sejam criptografadas para evitar o vazamento de dados.
Agora, pensando em trabalhos que não demandam tanta responsabilidade com informações sigilosas, a tecnologia se mostra presente em organizadores porquê, calendários, agendas e blocos de anotações virtuais. Essas ferramentas possuem mais facilidade e o melhor, podem ser salvas na nuvem e auxiliam a equipe na organização das tarefas, evitando o risco de alguém perder aquela apontamento importante. Sem racontar as calls, que já fazem secção da rotina de todas as áreas do mundo corporativo e são uma óptimo opção, já que podem ser realizadas por toda a equipe e ninguém precisa se transferir. Também considero que o hábito de chamadas por vídeo continuarão no meio corporativo mesmo pós pandemia.
Sobretudo, para ter um bom desempenho de qualquer atividade é preciso investir em tecnologias para que não ocorram falhas de gestão ou informação no job executado.
A tecnologia viabiliza todo o processo de trabalho e veio para permanecer, deixando de ser uma tendência, pois já se tornou uma veras. Por isso, mesmo com a flexibilização do isolamento social, acredito que o home-office continuará em grande secção das corporações.
Para finalizar, analiso que é de extrema valia estarmos cada vez mais capacitados a dominar a transformação do dedo, pois sem a tecnologia, não teria nem porquê buscar alternativas para trabalhar e viver neste período atual.
*Rony Breuel é fundador e CEO da BR Mobile