Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, Ao utilizá-los, você aceita o uso que fazemos dos cookies.

10 Dicas para criar conteúdo para o blog

10 Dicas para gerar teor para o blog


Se você está pensando em apostar em marketing de teor, saiba que os blogs são ótimas ferramentas para isso. Por meio de teor no blog da sua empresa você pode trazer credibilidade para o seu negócio, além de fabricar leads (possíveis consumidores do seu resultado ou serviço) e ter uma comunidade ativa. 

Tudo isso com um dispêndio mínimo e trazendo diversos outros benefícios para a sua companhia. Mas, para engajar os seus leitores e possíveis clientes é necessário que seu tema esteja relacionado com o seu serviço/resultado, que seu teor seja de relevância para o usuário e esteja muito escrito, possuindo um bom português, pesquisa e redação. 

Ou por outra, é fundamental que o seu teor traga dados ou pontos de vista novos sobre o que está sendo dito.

Também existem várias ações que você pode seguir para trazer teor de qualidade para seus leitores, porquê o planejamento de teor, adequação ao público e a geração de uma identidade visual. Confira!

O que são blogs?

Os blogs são sites que podem ser tanto pessoais, porquê um quotidiano do usuário, quanto empresariais, servindo porquê um escora ao resultado ou serviço prestado. A estrutura do blog é dissemelhante de uma página institucional, sendo mais voltados para a produção de teor. 

Diversos especialistas ainda afirmam que uma das características marcantes do blog é que ele deve ter teor postado com frequência, criando assim uma rotina com os leitores. Por esse motivo, para gerar blogs é preciso ter em mente que o teor é a secção fundamental para o sucesso do projeto.

O blog pode ser usado para:

  • Quotidiano pessoal: Onde o usuário relata sobre fatos do seu cotidiano, trazendo crônicas e opiniões.
  • Porquê portfólio: Alguns profissionais podem usar o espaço para a publicação dos seus textos, servindo assim porquê um repositório do dedo. É o caso de redatores, jornalistas e escritores. 
  • Portal: O blog também pode ser usado para a geração de um portal sobre um ponto específico, criando assim um fórum de discussão.
  • Marketing de Teor: Diversas empresas têm apostado nos blogs porquê uma instrumento para fidelizar clientes e invadir possíveis novos usuários. Ou por outra, os blogs podem ser vistos porquê um espaço para a troca de experiências dos clientes da marca. 

Porquê gerar teor para blogs?

Para fabricar conteúdos para blogs é necessário preparação, criando um planejamento de teor, saber seus leitores e apostar numa identidade visual atrativa e original.

Segundo dados da Hosting Tribunal, atualmente, existem mais de 500 milhões de blogs disponíveis na internet, produzindo teor diariamente. De congraçamento com o Hosting Facts, numa pesquisa de 2019, mais de 4 milhões de posts são criados por dia. 

E, dados de 2018, mostram que o público que utiliza a internet se interessa pelo teor, tendo 77% dos usuários consumindo regularmente as postagens. 

E para invadir esses leitores, algumas ações devem ser tomadas, porquê a adequação do texto para o público-meta, ter uma boa redação e pesquisa, fazer postagens de temas relevantes para a sua persona, entre outros. 

1. Conheça a sua persona

Esse concepção substitui a teoria de público-fim, que era um conjunto de informações que tinham as características do público que pretendia se perceber. 

A persona é uma forma de tentar saber e compreender quem consome ou quem poderia consumir seu resultado ou serviço. 

E, na descrição da persona, você deverá listar detalhes específicos sobre essa pessoa, desde o que ela gosta de fazer até seu poder de compra.

Algumas informações sobre o persona para identificar:

  • Gênero, idade e nome;
  • Estado social e se tem filhos;
  • Em qual cidade e bairro ela mora? Morada ou apartamento? Alugado ou próprio?
  • O intensidade de ensino;
  • Quais são os hobbies dessa pessoa?
  • Anote também os hábitos de consumo e o poder aquisitivo;
  • Quais redes sociais ela utiliza?

Esse detalhamento do provável usuário ajuda na construção do tom e voz que você usará no seu teor, também ajuda a definir os assuntos que serão abordados e as formas de divulgação desses posts. Com a definição da persona, você também poderá direcionar com mais certeza para os possíveis leads da sua empresa. 

2. Aposte em conteúdos compartilháveis

Isso é, que facilmente irão se espalhar pela internet, atraindo mais leitores para o seu blog, além de gerar publicidade orgânica, isso é, quando você não precisa investir quantia, pois os próprios usuários estão comentando e repassando o link. 

Segundo especialistas, para o teor se espalhar com facilidade pelos usuários ele deve ser de fácil consumo, isso é, sucinto e objetivo. Na maioria das vezes, os textos curtos e numa linguagem fácil, que utilizam de elementos gráficos, porquê fotos, vídeos e infográficos, se tornam mais virais.

3. Planeje o seu teor

Além de definir qual o matéria que será tratado no seu blog, é necessário organizar e definir quais delimitações do tema você quer abordar em suas postagens. Para definir os teor que serão postados você pode:

Estabelecer palavras-chave 

Considerando as que sua persona utiliza para procurar teor na internet e que sejam semelhantes ao seu tema. Depois dessa pesquisa, filtre os tipos de teor que você gostaria de abordar em seu blog e que sejam relevantes para seu público. 

Por exemplo: se seu blog for sobre animais de estimação, você pode pesquisar na internet as palavras-chave: animais; animais de estimação; cuidados. E a partir da leitura dos conteúdos que aparecem definir que irá grafar sobre cuidados com os gatos no inverno ou porquê trinchar as unhas de um cachorro. 

Definir qual será seu teor

Antes de transpor postando em seu blog, é fundamental refletir sobre qual teor você quer ortografar e qual teor a sua persona provavelmente consumirá. Você pode postar exclusivamente textos, textos com imagens e vídeos, utilizar gráficos e gifs. 

4. Monte um calendário de teor

Depois de mandar quais serão os temas abordados e qual tipo de teor você irá postar, é hora de fabricar um calendário editorial. Nele você deve colocar a frequência de postagem, isso é, se serão todos os dias, 3 vezes na semana etc. Além de mandar qual teor irá em cada dia. 

O calendário de teor ajudará na organização das postagens, com você conseguindo ter uma visão mais ampla do projeto e podendo antecipar os textos ou imagens com antecedência. 

5. Aprenda SEO

Para o seu teor ser visto na internet, no meio de tantas postagens diárias é necessária a utilização do Search Engine Optimization. Espargido porquê SEO, são um conjunto de estratégias que buscam deixar seu teor mais atrativo para os mecanismos de procura na internet. 

Entre as ações usadas estão: geração de teor, SEO onpage, construção de mando e experiência do usuário. Ou por outra, é importante também investir em um bom título para seus artigos, visto que eles são fundamentais para a otimização do teor nos buscadores.

A principal manadeira de tráfico de um blog são os buscadores, por esse motivo investir em SEO é prometer que ele tenha uma maior quantidade de acessos. Existem também outros canais de divulgação para aumentar o tráfico do blog.

6. Estude os seus concorrentes

Acompanhe o teor que os outros blogs estão publicando, levando em conta também as estratégias que eles utilizam  para a divulgação do teor. 

Ou por outra, estude os assuntos mais vistos e comentados das plataformas deles, gerando assim ideias para a sua própria plataforma. Mas evite imitar o ponto do blog concorrente, procurando sempre dar novos olhares ou informações sobre o ponto. 

7. Mantenha uma frequência de posts

Porquê dito antes, fabricar uma periodicidade nas postagens de conteúdos pode tornar seus leitores mais engajados com as publicações. Segundo especialistas, poste com frequência, mas também não se esqueça de entregar um teor de qualidade. 

É importante também revisitar posts antigos, analisando a performance deles e se necessário fazendo atualizações para eles se tornarem mais atrativos e assim gerarem mais visualizações a sua página. Essas ações são importantes para gerar crédito em seu leitor e edificar a domínio do blog.

8. Converse com o seu leitor

Não se esqueça que é ele o responsável pelo sucesso do seu blog e também pela publicidade orgânica. Ao ortografar seus textos, faça perguntas ou crie brechas para que o usuário se sinta motivado em comentar seu post. 

É fundamental que você leia os comentários e os responda, garantindo assim a satisfação do leitor e uma conversa com ele, entendo assim porquê seu teor está sendo percebido pelo mercado.   

9. Crie uma identidade visual atrativa

Que converse com a sua persona e com o objecto do seu blog. Aliás, a identidade visual ajudará no reconhecimento do seu blog. 

Por exemplo, se a sua cor principal for vermelha, sempre que o usuário ver esse tom, se lembrará de você, fidelizando-se  assim a sua marca. 

Outro ponto importante é: tenha uma identidade visual criativa, isso é, dissemelhante dos seus concorrentes. A sua identidade visual deve sofrear: uma tipografia, logotipos e cores principais e secundárias. E não se esqueça, se for utilizar imagens ou vídeos, use as de bancos de imagens gratuitos e de crédito ao possuinte da imagem. 

10. Escreva com paixão

Ao ortografar o teor do seu blog, se dedique. Por isso é importante que você escolha um tema com o qual se identifica ou tem facilidade para grafar. Aliás, utilize ferramentas porquê o storytelling, espargido porquê narrativa, contando uma história para o leitor, envolvendo ele ao texto. 

Ao ortografar também, procure trazer dados e informações novas sobre o ponto, ou até mesmo uma perspectiva diferenciada, assim, o leitor sentirá mais libido de consumir a postagem, garantindo assim mais visualização ao seu teor.

Blogs são sites que podem ser tanto pessoais quanto empresariais, ou por outra podem ser usados porquê portfólios para redatores, escritores e jornalistas. 

Ao ser usado por organizações, os blogs podem ser ferramentas para a fidelização de clientes e para a captação de novos leads, ou seja, possíveis consumidores da marca. 

Algumas estratégias podem ser usadas para fabricar um teor relevante e que seja atrativo para os usuários porquê: saber a sua persona, identificando tópicos que podem ser abordados e formas de ortografar sobre. 

Também é importante estabelecer um calendário de teor e planejamento das postagens. Técnicas de SEO e a frequência de posts, são outros requisitos fundamentais para o sucesso do seu blog.

Outra dica importante é escolher uma melhor plataforma de blog, visto que elas oferecem uma gama maior de ferramentas que facilitam o trabalho e dão mais profissionalismo ao blog.



Fonte